Portal Gaz - Notícias - Esportes - Entretenimento - Santa Cruz do Sul - Vale do Rio Pardo

Gazeta do Sul - Gazeta da Serra - Rádio Gazeta - Gazeta FM - Gazeta AM - Rádio Rio Pardo - Viavale - Fundação Gazeta AgroBrasil

Avalie
02/12/2013 - 18h57

Mulheres são 77% dos inscritos no programa CNH Social

Inscrições para o programa encerraram na última sexta-feira; 7 mil gaúchos serão beneficiados nesta primeira edição

Concluídas as inscrições para a CNH Social, que se encerraram na sexta-feira, 29, o Detran/RS realiza avaliação dos primeiros números do programa, que oferecerá 7 mil serviços de habilitação gratuitos nesta primeira edição. O grande destaque foram as mulheres, que representaram 77% do total de 171.194 inscritos. Mais de 132 mil candidatas se inscreveram, sendo 125,5 mil para serviços de primeira habilitação. Em anexo, os dados completos.

A habilitação para as categorias A e B representou 90% das inscrições do programa (mais de 154 mil), considerando ambos os gêneros. Os demais serviços tiveram 17 mil inscritos (7,5 mil para adição e 9,4 mil para mudança de categoria). O programa garante 50% das vagas de mudança de categoria para as mulheres, levando em conta os maiores índices de desemprego, qualidade das ocupações e diferença na remuneração. A previsão do edital era de 2.100 vagas para mulheres, sendo que o número de interessadas foi de 2.134.

Os municípios com o maior número de inscritos são Porto Alegre (19.857), Bagé (5.438), Pelotas (5.258), Canoas (4.786), Santa Maria (4.485), São Leopoldo (4.236), Caxias do Sul (3.791), Uruguaiana (3.465), Alegrete (3.291) e Ijuí (3.161).

Sorteio

A seleção dos candidatos será realizada por sorteio, com coordenação técnica da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado), no dia 12 de dezembro. Será utilizado o aplicativo de sorteio da Nota Fiscal Gaúcha, seguindo as mesmas regras de aleatoriedade, segurança e auditoria daquele programa.

A aleatoriedade será garantida pelos números da loteria federal, que serão utilizados como chave para a geração dos bilhetes. As listas de correspondência entre o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos inscritos homologados e o número dos bilhetes será divulgada previamente pelo Detran/RS, garantindo o sigilo da identidade do candidato.

O sorteio será realizado em duas etapas. No dia 12 de dezembro, serão sorteadas as vagas destinadas à população negra e às mulheres. E no dia 16 será realizado o sorteio geral, que inclui todos os inscritos não selecionados na primeira etapa, para todas as vagas não preenchidas por meio das cotas. A divulgação do resultado será no dia 17 de dezembro, no site do Detran/RS.

Abertura do processo de habilitação

Entre 17 de dezembro e 31 de janeiro, os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no CFC em que realizaram a inscrição, conforme o serviço e a categoria escolhidos no momento da inscrição.

Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação (RENACH), o candidato deverá apresentar comprovação de que, à época da abertura do serviço, estava domiciliado no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.

Segunda chamada

Em caso de não preenchimento de todas as vagas, será realizada uma segunda chamada, no dia 07 de fevereiro, mediante novo sorteio do número de vagas disponíveis. O candidato convocado em segunda chamada deverá comparecer ao CFC em que realizou a inscrição no período de 10 de fevereiro até 28 de fevereiro de 2014 para abertura do processo de habilitação.



fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações