Portal Gaz - Notícias - Esportes - Entretenimento - Santa Cruz do Sul - Vale do Rio Pardo

Gazeta do Sul - Gazeta da Serra - Rádio Gazeta - Gazeta FM - Gazeta AM - Rádio Rio Pardo - Viavale - Fundação Gazeta AgroBrasil

Avalie
22/01/2014 - 15h35

Começa substituição de calçada no Centro de Santa Cruz

Obras em frente às secretarias municipais de Fazenda e de Administração e Comunicação Social iniciaram na manhã desta segunda

 
Foto: DECOM/PMSCS/Divulgação
Teve início na manhã desta segunda-feira, 20, as obras de substituição da calçada em frente às secretarias municipais de Fazenda e de Administração e Comunicação Social, na esquina das ruas Borges de Medeiros e Tenente Coronel Brito, Centro de Santa Cruz do Sul. Com a ajuda de uma retroescavadeira funcionários da Secretaria de Obras trabalharam na retirada de lajotas antigas que serão substituídas por novos blocos, incluindo piso tátil.

Foram adquiridos 190 metros quadrados de bloquetes e de piso tátil e na compra dos materiais a prefeitura investiu R$ 8 mil. A calçada em questão possui 3,70 metros de largura e 50 de comprimento. Segundo o secretário municipal de Fazenda, Paulo Frohlich, na primeira fase será executado o trecho da Rua Borges de Medeiros e após finalizado, a obra segue na Rua Tenente Coronel Brito. “Vamos acelerar o calçamento na Borges, onde está situada a entrada da Secretaria, para que haja um mínimo de transtorno à comunidade”, disse o secretário. Segundo ele, os trabalhos deverão estar concluídos no prazo de duas semanas.

A intervenção é resultado de uma determinação do prefeito Telmo Kirst para que, a partir de outubro de 2013, a Secretaria Municipal de Fazenda desse início a uma intensa fiscalização nos passeios públicos, principalmente na área central do município. Estabelecimentos privados e órgãos públicos, cujas calçadas apresentaram irregularidades, foram notificados e receberam prazo para adequação.

Segundo Telmo é preciso que o poder público dê o exemplo. “Se as notificações valem para o cidadão comum, valem também para os prédios públicos que são de responsabilidade do Município”, afirmou. “Nosso objetivo é padronizar os passeios, proporcionando conforto, segurança e acessibilidade para todos os cidadãos santa-cruzenses”.

Piso tátil
 
A colocação de piso tátil segue a legislação brasileira, através da Lei de Acessibilidade (Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000), regulamentada em 2004, com as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consiste em um piso diferenciado com sinalização específica – direcional e de alerta - para pessoas com deficiência visual e baixa visão.

Além das cores que servem para direcionar e orientar o trajeto de pessoas com baixa visão, o piso também apresenta saliências junto ao início e término de escadas, rampas de acesso a calçadas, postes, árvores e orelhões ou mediante um obstáculo que o deficiente não consiga rastrear com a bengala.



fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Comentários

Veja abaixo os últimos comentários sobre essa notícia.
Áureo Luiz Jaeger
21/01/2014 11:21

Tomara que lembrem de replantar as árvores faltantes no passeio público, bem como passem a exigir que os proprietários de imóveis no centro também façam o replantio de plantas subtraídas por ocasião de reformas nas calçadas.
mauro back
21/01/2014 00:29

Temos que trcoar a calçada da entrada da catedral...ta muito ruim
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações