Portal Gaz - Notícias - Esportes - Entretenimento - Santa Cruz do Sul - Vale do Rio Pardo

Gazeta do Sul - Gazeta da Serra - Rádio Gazeta - Gazeta FM - Gazeta AM - Rádio Rio Pardo - Viavale - Fundação Gazeta AgroBrasil

Avalie
13/04/2014 - 17h52

"Os Protagonistas" reabre Beira-Rio com show de emoção e recordações

Espetáculo refez a jornada colorada desde 1969, relembrando as conquistas, os momentos difíceis e os personagens que fizeram história no estádio
JOÃO CLEBER CARAMEZ

 
A Festa Gigante começou pontualmente às 20 horas. Os colorados que ocupavam as cadeiras e esperavam com ansiedade pelo fim da contagem regressiva explodiu quando os fogos anunciaram o início. Durante meia hora, a banda Blitz animou os entusiasmados torcedores, com um show de muita interatividade e músicas antigas e populares. Seria um prenuncio da grande narrativa que estaria por vir na noite vermelha. No final do evento, às 22h50, os jogadores fizeram um agradecimento aos torcedores, ressaltando o papel de protagonista dos colorados.
 
Depois, um vídeo mostrou os protagonistas passando por pontos de Porto Alegre até chegarem ao Beira-Rio. Uma queima de fogos marcou o início do espetáculo Os Protagonistas, com uma "convocação" de Fernandão, D'Alessandro e Figueroa para levantar os colorados. Edson Erdmann dirigiu o espetáculo de quase 3 horas.

Os Protagonistas contou a história do Beira-Rio a partir de 1963 e as décadas seguintes, recheadas de emoção. Os títulos brasileiros de 1975, 1976 e 1979, com depoimentos e presença dos principais nomes das conquistas. Uma década imortalizada no coração dos amantes do Sport Club Internacional. Tudo regado a reproduções dos gols, presença dos ídolos, músicas e representações teatrais. Hermes Aquino e Os embalos de sábado à noite foram os temas musicais.

Nos anos 80, o período foi de baixa em relação a títulos. Kleiton e Kledir, artistas de sucesso no período, cantaram a música "Deu pra ti". As recordações foram da conquista do troféu Joan Gamper de 1982, em Barcelona, e do Gre-Nal do século, em 12 de fevereiro de 1989, o clássico 297, em que o Inter garantiu vaga na final do Brasileirão de 1988, com mais de 78 mil pessoas no Beira-Rio. Nilson foi o herói daquele jogo, com os dois gols que permitiram a virada. O 2 a 1 foi suficiente, já que o jogo de ida havia sido 0 a 0. Kleiton e Kledir e a banda Nenhum de Nós cantaram para simbolizar o período.

Os anos 90 foram de dificuldade para o clube. Os Papas da Língua cantaram e prenunciaram a homenagem ao título da Copa do Brasil de 1992. Célio Silva marcou o gol de pênalti, sofrido por Pinga. Festa no duelo contra o Fluminense. Depois, o Gre-Nal em que Fabiano foi o astro dos 5 a 2 do Brasileiro de 1997, no Olímpico, com dois gols. O atacante ficou conhecido como "Uh! Fabiano" desde então. O Grêmio foi homenageado com cores azuis no estádio e a música Because, interpretada por Ana Lonardi.
 
Foto: Jefferson Bernardes/Divulgação
A virada começa em 1999. Dunga salva o Inter do rebaixamento no último jogo contra o Paysandu. O clube inicia o século XXI com títulos inéditos e se torna campeão de tudo. Os fundadores relembram antigos craques e visualizam o futuro melhor. E foi o que aconteceu. Foi relembrado o revés de 2005, quando erros de arbitragem afastaram o Inter do título brasileiro. No outro ano, a equipe ganhou forças para levantar a taça da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes. A esquadra tinha Clemer, Bolívar, Fernandão e Rafael Sobis.

Os jogadores relembraram a final contra o São Paulo, a "rua de fogo" promovida pela torcida e o épico gol de Adriano Gabiru contra o Barcelona no Japão. Além disso, o título de 2010, conquistado sobre o Chivas Guadalajara na decisão. Um número artístico representou os momentos com o exército colorado diante dos adversários, encenando uma batalha. Os protagonistas destas conquistas foram ao gramado e receberam uma calorosa manifestação dos torcedores. Inclusive o atual técnico, Abel Braga. A bateria da Imperadores do Samba se juntou à orquestra e a banda Cachorro Grande se apresentou na sequência. A música "Você Não Sabe o Que Perdeu" acompanhou a reprodução dos gols nos títulos da Copa Sul-Americana, Recopa e Copa Suruga.

No Mundial de Clubes, os jogadores contaram curiosidades sobre o período no Japão. Também com o foco primeiro no Al Ahly, que foi superado, antes do duelo decisivo contra o Barcelona. Ceará marcou Ronaldinho de forma incessante, Clemer utilizou declaração de Deco para aumentar motivação e gol de um herói improvável garantiu o título que pintou o mundo de vermelho. Fernandão voltou a levantar Adriano Gabiru, como em 2010. Os campeões do mundo e outros protagonistas romperam a faixa que reinaugurou o estádio, com a presença do presidente Giovanni Luigi. Grandes nomes da música gaúcha cantaram o hino, juntamente com os acordes da orquestra.

O presidente reabriu o estádio oficialmente e os fogos de artifício vermelho puderam ser vistos acima da cobertura. Depois, uma cápsula do tempo foi fechada e será enterrada com lembranças dos colorados para os próximos 45 anos, idade atual do Beira-Rio, inaugurado em 1969. A atriz Araci Esteves narrou a construção da cápsula do tempo. A banda Cidadão Quem foi a última a se apresentar. O comentarista Adroaldo Guerra Filho ainda leu um texto sobre o que é "ser gigante". Todos entoaram canções populares dos jogos no Beira-Rio e a apresentação de FatBoy Slim fechou o evento. A festa continua neste domingo, às 16 horas, com o amistoso contra o Peñarol, comandado pelo ex-técnico do Inter, Jorge Fossati. 
 
Foto: Fotos Alexandre Lops, Jefferson Bernardes e Vinícius Costa
A megafesta "Os Protagonistas" reinaugurou com chave de ouro o Beira-Rio na noite deste sábado, 5, no Gigante, em Porto Alegre. Foi uma cerimônia emotiva, que contou com os grandes ídolos Colorados de todos os títulos importantes. De Gauchões ao Mundial Fifa de 2006. Foram momentos onde foi difícil segurar a emoção.

Por isso, para que assim como seus ídolos foram as grandes estrelas no grande show de reinauguração do Beira-Rio, você também seja um protagonista da história do Inter. De hoje até a semana que vem, o Portal Gaz estará colhendo as suas imagens de devoção ao Inter. Podem ser fotos da preparação para a grande festa no Gigante neste sábado, o churrasco pré-Inter x Peñarol no domingo, fotos no novo estádio, com os amigos, namorado(a), marido, esposa, filhos ou familiares. Pode ser até com o gato e com o cachorro. Faça o registro e publique no Twitter ou no Instagram com a hashtag #EuNoGigante ou #GazetaNoGigante ou envie a imagem para joel.haas@gaz.com.br.

Vamos fazer uma grande galeria onde sua paixão ficará registrada para sempre!
 
Seja protagonista no Gaz!


 
 
 
GALERIA EM FLASH
 
 
 
 
PROBLEMAS COM FLASH? ACESSE O TEMPLATE ALTERNATIVO:
 
 
 
 
 
 



fonte: Redação Portal Gaz
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações