buscar neste Blog         buscar no Gaz

Retrô-Visor apresenta desenhos antigos: Os Flintstones anos 60

30/09/2010 11:39:49  |  8166 Visualizações



Ficha-Técnica  
Título: Os Flintstones (The Flintstones/1960-66/EUA/Cor)
Criação e Produção: William Hanna e Joseph Barbera
Estúdio: Hanna-Barbera Productions
Música: Hoyt Curtin
Formato: 166 episódios de 26 min. em 6 temporadas
Spin-offs: "O Homem Chamado Flintstone" (A Man Called Flintstone, 1966/Longa-Metragem); Bam-Bam e Pedrita (The Pebbles and Bam-Bam Show, 1971/HB-CBS); Flintstones Especial (The Flintstones Comedy Hour, 1972/HB-CBS); Fred e Barney Show (The New Fred & Barney Show, 1979/HB-NBC); (The Flintstones Comedy Show, 1980/HB-CBS); (The Flintstone Family Adventures, 1980/HB-NBC); (The Flintstone Kids, 1986/HB-ABC). Episódio-piloto: The Flagstones (The Flagstones, 1960/HB-ABC);
Dublagem: Gravasom/SP e AIC/SP - Clique para detalhes



Introdução 
Nos EUA, a maior parte dos desenhos animados da tevê aberta são exibidos aos sábados pela manhã. É o famoso "Saturday Morning", horário em que as crianças estão livres das tarefas escolares. No final dos anos 50 descobriu-se que muitos adultos também assistiam a desenhos animados e a Screen Gems - a distribuidora dos desenhos Hanna-Barbera - decidiu criar uma série animada só para os marmanjos. Esta nova produção seria oferecida às grandes redes de televisão americanas e exibida no horário-nobre ("Prime Time"), por volta das 20h.
Os produtores William Hanna e Joseph Barbera decidiram que os protagonistas da nova animação deveriam ser pessoas de verdade e não animais, como haviam produzido até então (Jambo e Ruivão, Dom Pixote, Pepe Legal etc). O gênero seria a sitcom, que estava em alta naquela época com I Love Lucy, Papai Sabe Tudo e Honeymooners (1952/70), série estrelada por Jackie Gleason e Art Carney que que acabou inspirando a dupla. Inédita no Brasil, mostra o dia a dia de Ralph Kramer (Gleason), um motorista de ônibus gordo e ambicioso que necessita de sua esposa Alice (Audrey Meadows) para mantê-lo com "os pés no chão". Seus vizinhos - e melhores amigos - são: Ed Norton (Carney), um rapaz deslumbrado, de raciocínio lento e com o coração muito generoso; sua compreensível esposa Trixie (Joyce Randolph).



O século XVIII e a Roma antiga foram os ambientes cogitados para a ambientação da nova animação, mas "Idade da Pedra" acabou sendo escolhido. Produziu-se então dois "pilotos" com o nome "The Flagstones", posteriormente alterado para "The Gladstones" e finalmente "The Flintstones". Após ter sido recusado pelas redes CBS e NBC, fora aceito pela ABC. Como cada episódio custaria 65 mil Dólares, a emissora fechou contrato com dois patrocinadores: Miles Laboratories (vitaminas) e Reynolds Tobacco Company (cigarros Winston), que pediu que fosse produzido um comercial com os personagens fumando seus produtos.
Em 30 de setembro de 1960, Os Flintstones estréia na rede ABC, entrando para a história como o primeiro desenho animado a ser exibido no período noturno, mais precisamente no "Prime Time". Além disso, Os Flintstones também inovou o formato-padrão de desenhos curtos de sete minutos com animais protagonistas, apresentando histórias completas com meia-hora de duração. Logo em seguida, a Hanna-Barbera produziu Os Jetsons e Manda-Chuva, que apesar de não repetirem o sucesso de Os Flintstones, ajudaram a estabelecer a presença de desenhos animados no horário-nobre.
Diferentemente dos outros estúdios, a Hanna-Barbera conseguia produzir seus desenhos com baixo custo, através de uma técnica limitada de animação. Por ela, os desenhos eram produzidos com movimentos reduzidos e simplificação dos traços dos personagens. Este método passou a ser o mais utilizado pelos estúdios nos anos 60, o que deslanchou a produção de desenhos animados. Em Os Flintstones, a produção foi um pouco mais caprichada que outros desenhos da Hanna-Barbera, por haver os grandes patrocinadores.


Os Flintstones, série que tornou a Hanna-Barbera o maior estúdio de animação do mundo, é uma paródia à sociedade americana dos anos 60, época que o consumismo crescia muito. Diferente dos dias atuais, as mulheres eram donas-de-casa que cuidavam dos filhos e maridos.



 A série Animada 
  A série animada Os Flintstones mostra o dia-dia de Fred Flintstone, um sujeito que é vítima de sua própria ganância, impulsividade e irritação. Junto a Fred está sua prestativa esposa Wilma e a filha Pedrita, que nasceu durante a terceira temporada do desenho. Fred tem dois gritos famosos: o eufórico "Yabba-Dabba-Doo!" e o irritado "Wilmaaa!!!".
Ao lado dos Flintstones, literalmente, estão os vizinhos Rubbles. Barney é o chefe da família e melhor amigo de Fred. Betty é sua esposa e melhor amiga de Wilma. Também na terceira temporada, chega mais um personagem: Bam-Bam, um forte bebê de criação dos Rubbles, que foi deixado na porta do casal. Ganhou esse nome pois vive dizendo "bam-bam" enquanto bate com seu bastão no chão.



As histórias giram em torno de Fred, que juntamente com Barney, acaba se colocando em situações embaraçosas. Eles estão sempre tentando escapar de suas esposas para poder jogar uma partida de boliche, assistir a um jogo, uma luta ou mesmo para irem ao cabaré. Para isso, buscam os mais variados álibis e trapaças, como adoecimentos, trabalhos ou compromissos inadiáveis. Mas há sempre algo que dá errado - Wilma e Betty descobrem tudo e, muitas vezes, os pegam em flagrante.
Mesmo que por meio de disfarces, elas conseguem desmascarar os dois amigos, que terão que se explicar. Mas geralmente são perdoados, pois elas os amam mesmo assim. Há até situações em que as esposas são muito bem-vindas, pois para sorte dos rapazes, Wilma e Betty os livram de muitas enrascadas.
Os Flintstones e os Rubbles levam a vida como bons amigos, freqüentando o Bronto Burger, assistindo aos filmes do Pedra Cine, jogando boliche e freqüentando o alojamento Búfalo D'Água. Barney é um bom sujeito, mas facilmente influenciado por Fred, que por sua vez, está sempre julgando e punindo Barney injustamente de fatos que, na verdade, foram mal interpretados por ele mesmo. Mas o pobre Barney está sempre disposto a perdoá-lo.



Bedrock, onde a moeda vigente é a Lasca, possui 2,5 mil moradores, um número alto para a época, o que resulta em congestionamentos como no mundo moderno.
Parodiando os anos 60 - década em que o desenho foi criado -, os produtores transportaram para a Idade da Pedra o famoso lifestile  americano (estilo de vida), simbolizado pelo emergente consumismo capitalista. Com isso, os moradores da cidade de Bedrock desfrutam de todas as comodidades do mundo moderno, como automóvel, telefone, jornal, liquidificador etc, adaptados à época da Pré-História. Tudo é construído de pedra e operado por animais. Alguns aparelhos são os próprios animais, como o chuveiro-mamute, macacos-recolhedores-de-pinos-de-boliche, Pigasauros-depósitos-de-lixo etc. As moradias são casas-cavernas construídas com grandes rochas e os automóveis, feitos de caules de árvores, com rodas de pedra e amarrados por cipós. A tração é feita pelos próprios pés dos passageiros. Até o jornal é de pedra.
Além de retratar o estilo dos anos 60, a série animada também mostrou (e satirizou) várias situações da época, como corrida espacial, o rock 'n' roll e os filmes de terror classe B. Muitas séries foram lembradas, como Peter Gunn, Perry Mason, A Lei de Burke, Candid Camera, Flipper e A Feiticeira. Nesta última, o casal protagonista Darrin e Samatha Stephens se tornam vizinhos dos Flintstones. As vozes na versão original foram feitas pelos próprios Elizabeth Montgomery e Dick York.



Com a chegada de Pedrita na terceira temporada, a série mudou de rumo, deixando de ser essencialmente adulta e se transformando num programa para toda a família. Os ciúmes de Wilma e Betty e as tramóias de Fred e Barney diminuíram, dando espaço a novos animais de estimação e maior enfoque nas relações familiares. Betty e Barney adotaram Bam-Bam. O desenho passou a ser exibido mais cedo e o patrocínio dos cigarros foi trocado pelo de uma empresa que vendia manteiga de amendoim e sucos em latas.
No sexto ano da série, o Grande Gazzo entra para as histórias. Ele é um pequeno extraterrestre esverdeado, cuja missão era observar o comportamento humano. Mas, sem conseguir desenvolver novas tramas para os personagens, a produção de Os Flintstones chega ao fim em 1966. Ainda para aproveitar sua audiência, e para vendê-la ao mercado internacional, foi produzido o longa-metragem animado "O Homem Chamado Flintstone" (compre aqui) para o cinema.
Os Flintstones foi um dos maiores sucessos da tevê mundial, já vista por mais de 300 milhões de telespectadores em 80 países e traduzido para 22 idiomas. No ar até hoje e recentemente lançado em DVD depois de 40 anos, a série ainda conquista e diverte crianças e adultos em todo o mundo.

 Personagens      



Fred Flintstone
Fred trabalha numa pedreira como operador de um guindaste, que na verdade é um dinossauro. Extrai ardósia e pedregulhos. Não vê a hora do apito do almoço ou do final de expediente soar. Como todo cidadão do mundo moderno, Fred tem sérios problemas com seu chefe, o Sr. Pedregulho.
Ao chegar em casa, é sempre recebido pelo eufórico Dino, seu dinossauro de estimação. Na verdade, ele é muito similar a um cachorro e chega até a latir.
Fred tem muitos defeitos e está sempre arrumando confusão. É muito irritado, impulsivo, ganancioso e orgulhoso. Nos momentos de irritação, costuma gritar: Wilmaaa!!! Apesar de tudo, é extremamente amável com sua família e seus amigos. Outras falas características de Fred são o famoso grito eufórico Yabba-Dabba-Doo!" e "Wilma, cheguei". É comilão e gorducho; seu prato e bebida preferidos são costelas de brontossauro e Cactus-Cola.



Wilma Flintstone
Wilma é uma dona-de-casa alegre, divertida e amorosa. É quem consegue equilibrar o espírito exuberante de Fred. Competente, é uma esposa compreensiva e está sempre disposta a livrar Fred das confusões em que se envolve. Às vezes perde a paciência, pois é capaz de prever as conseqüências dos planos de Fred. Sempre diz: "Oh Fred!"



Barney Rubble
É extrator-pedreiro e empilhador de pedras na Companhia Quarry. Boa-praça, está sempre com um sorriso no rosto e uma palavra amiga na ponta da língua. Freqüentemente acaba envolvido pelas tramóias de Fred ou é recriminado por ele. Mas encara tudo com bom humor e está sempre pronto a perdoá-lo. Barney, assim como Fred, é um excelente marido e um ótimo pai. Sempre diz: "Ei Fred".



Betty
É uma esposa muito doce e encantadora. Está feliz com seu papel de dona de casa, esposa e mãe, e se orgulha de sua caverna e de sua família. Gosta de participar de atividades cívicas e culturais; também desfruta como ninguém de um passeio noturno pela cidade. Sua sensibilidade permite saber quando Barney se sentiu ferido e cuidar bem de seus sentimentos.



Bam-Bam
Bam-Bam é pequenininho, mas tem a força de um leão, pois fora criado por uma manada de mastodontes. É o menino mais forte do mundo. Facilmente levanta, golpeia e arremessa Barney ou Fred. É filho de criação de Barney e Betty. Foi deixado na porta do casal e surgiu entre eles um amor à primeira vista. Imediatamente o adotaram, e desde então foi um membro muito querido da família. Ganhou esse nome pois vive dizendo "Bam-Bam" enquanto bate com seu bastão no chão. Bam-Bam é obediente, bem intencionado e não é malcriado. Seu único problema é o costume de apertar os dedos dos adultos, tal como o faz com seu bastão, a fim de obter algum resultado inovador.



Pedrita
Pedrita é uma criança alegre e saudável, o orgulho e a felicidade de seus pais. Exerce um irresistível encanto, já que aprendeu desde muito cedo que sendo agradável poderá obter o que quiser de Fred, o pai coruja. Ela não é mal-criada nem desobediente. Inteligente, compreende os fatos mais do que seus pais imaginam, levando-a muitas vezes a sábias conclusões. Seu melhor amigo é Bam-Bam, o filho adotivo dos Rubbles.



Dino
Dino é um mascote muito inteligente da família Flintstone. Adora seus donos e os protege Pedrita de maneira incrível. Como se fosse um cão, salta sobre Fred para recebê-lo, atirando-o ao chão de tanto entusiasmo. Gosta de saborear comida que os humanos comem, como bisteca de brontossauro. Dino é geralmente fiel com toda a família, mas se Fred e Wilma discutem, tende a ficar do lado de Wilma. Sua frase favorita é: "Bar Bar Bar Bar".



O Grande Gazoo
Em algumas histórias da 6ª e última temporada (1965/66), Bedrock é visitada por Gazoo, um ser extra-terrestre exilado de seu planeta por ter inventado um artefato que poderia destruir todo o universo. O homenzinho verde acaba ajudando Fred e Barney a se salvar de algumas encrencas. Apenas Fred, Barney, as crianças e os bichos de estimação podem visualizá-lo.



Curiosidades  
 
• Como nos EUA, Os Flintstones também foi exibido originalmente horário-nobre na televisão brasileira (TV Globo).
• Em 1962, os produtores decidiram dar um filho ao casal Flintstone. Mas optaram por uma menina (Pedrita), pois acharam que venderia mais brinquedos.
• "Yabba-daba-doo!", o grito de guerra de Fred Flintstone, era para ser "Yahoo!". Foi mudado a pedido do dublador americano, o ator Alan Reed.
• Os Flintstones foi a série animada a ficar por mais tempo no ar durante o horário-nobre. Seu recorde foi batido por Os Simpsons, que foi inspirada em Os Flintstones.
• Houveram várias outras séries sobre os Flintstones. Numa delas, Bam-Bam e Pedrita já são adolescentes e namorados; chegam até a se casar num longa-metragem especial. Em Flintstones & Cia., a família da Idade da Pedra convive com vizinhos nada convencionais: a família Frankenstone, uma espécie de Família Adams pré-histórica.
• A animação arrecadou milhões de dólares com merchandising. Miles Laboratories (vitaminas) e Reynolds Tobacco Company (cigarros Winston) foram os primeiros de uma série de patrocinadores. Posteriormente, o contrato com a Miles teve de ser encerrado pois as crianças estavam confundindo os personagens com as pessoas que anunciavam o produto. A Reynolds Tobacco pediu que fosse produzido um comercial com os personagens fumando seus produtos, já que Os Flintstones era uma animação para adultos.
• Em 1994 foi produzida uma versão em carne e osso de Os Flintstones para o cinema. Produzido pela Universal Pictures, em associação com a Hanna-Barbera Productions e a Amblin Entertainment, o filme trouxe John Goodman no papel de Fred Flintstone. Elizabeth Perkins foi Wilma Flintstone, Rick Moranis foi Barney Rubble e Rosie O'Donnell como Betty Rubble. A película teve as participações especiais dos criadores William Hanna e Joseph Barbera, trabalhando como atores (saiba mais). Em 2000, outra versão em carne e osso foi feita para o cinema: "Os Flintstones em Viva Rock Vegas", com Mark Addy (Fred Flintstone), Stephen Baldwin (Barney Rubble), Jane Krakowski (Betty Rubble) e Kristen Johnston (Wilma Flintstone).
• Dois fatos inverossímeis da produção de Os Flintstones: a família comemora o Natal, porém, vivem numa época antes de Cristo; o homem e os dinossauros não viveram à mesma época.
• A série animada Os Flintstones teve duas aberturas com dois temas diferentes. A primeira, por algum motivo, deixou de ser usada há muitos anos e foi substituída pela segunda. Apenas no final dos anos 90 é que a primeira abertura voltou a aparecer pelo Cartoon Network. Quando o canal entrou no ar em 1993, Os Flintstones ainda era exibido com a segunda abertura. Originalmente, a primeira abertura foi utilizada nas duas primeiras temporadas e a segunda, nas quatro temporadas restantes.
• Na primeira abertura, Fred guia seu troncomóvel rapidamente até chegar à Bedrock. Enfrenta o trânsito congestionado, passa no alfaiate para pegar um novo traje, compra um jornal numa banca, até chegar em casa. Lá, Wilma o aguarda com uma bandeja de comida. Fred a pega, dá um beijo (quase se esqueceu) em Wilma e senta-se no sofá que acabara de ser desocupado por Dino, o mascote, para assistir televisão. No encerramento, já é tarde da noite e Fred, com sono, desliga a televisão. Dino imediatamente volta a deitar-se sobre o sofá. No quarto, Wilma já está dormindo e Fred cobre a gaiola do pássaro e tenta colocar o gato para fora de casa. Mas, a situação se inverte e é Fred quem fica para fora, gritando por Wilma e acordando toda a vizinhança. A segunda abertura tem um tema exclusivo, que aliás, é o mais famoso: "Meet the Flintstones". Essa abertura mostra Fred trabalhando, até que que é dado o sinal de término do expediente. Sob o grito "Yabba-daba-doo!", Fred desliza pela cauda de seu dino-guindaste, cai direto em seu automóvel, bate o cartão e vai para casa. Ao chegar, soa a buzina, que prontamente aciona Wilma, Dino e o gato de estimação. A bordo do carro, eles seguem para um drive-in para assistir ao filme "The Monster". Na seqüência de encerramento, o filme acaba e a família pára no restaurante do drive-in. Fred pede uma costela de brontossauro, sendo prontamente atendido. Porém, ela é muito grande e pesada, e faz com que o carro tombe após a garçonete servi-los. Chegando em casa, após entrarem, Fred retorna à porta e deixa uma garrafa de leite do lado de fora, junto com o gato de estimação. Porém, o gato pula a janela e coloca o próprio Fred para fora e tranca a porta. Fred fica furioso e passa a bater na porta e gritando: "Wilmaaa!" Estas seqüências foram levemente mudadas durante as temporadas seguintes, incluindo os Rubbles e as crianças Bam-Bam e Pedrita.
• A letra do segundo tema de abertura, "Meet the Flintstones" foi escrita por William Hanna e Joseph Barbera. A música foi composta pelo compositor e arranjador Hoyt Curtin, que também compôs o tema e músicas incidentais de todos os episódios da série. Além disso, Curtin também foi o responsável pela música de mais de 300 episódios dos estúdios Hanna-Barbera.



Dublagem 



Marthus Mathias, a voz
brasileira de Fred
Flintstone
 
Os primeiros programas dublados para a televisão brasileira foram distribuídos pela Screm Gems, de propriedade da Columbia Pictures. Para isso, a distribuidora criou o primeiro estúdio de dublagem brasileiro - a Gravasom. Mais tarde, o nome foi mudado para Arte Industrial Cinematográfica - São Paulo, a AIC.



Os Flintstones foi um dos primeiros programas a ser dublados na Gravasom e, como de costume, o trabalho foi primoroso. As vozes do elenco soaram perfeitamente com os personagens, sendo que a de Fred Flintstone se tornou marca registrada.

Abaixo, seguem os nomes do elenco de dublagem:
Fred Flintstone: Marthus Mathias (1ª e mais freqüente voz) e Alceu Silveira (2ª voz)
Barney Rubble: o ator de novelas Rogério Márcico (1ª voz), Waldir Guedes (2ª voz) e Chiquinho Ferrão (3ª voz)
Wilma Flintstone: Helena Samara
Betty Rubble: Nícia Soares (1ª voz), Laura Cardoso (2ª voz) e Aliomar de Mattos (3ª voz)
Pedrita: efeitos vocais de Cristina Camargo e Aliomar de Mattos
Bam-Bam: efeitos vocais de Older Cazarré e Maria Inês
Dino: efeitos vocais de Mel Blanc (mantidos do original) e Amaury Costa em sua primeira aparição (quando ele falava)
Sr. Pedregulho: Waldir de Oliveira (1ª e mais freqüente voz), Older Cazarré (em 2 episódios), Waldir Guedes (em apenas 1 episódio) e Carlos Alberto Vaccari (nas 2 últimas temporadas)
Gazoo: Wilson Ribeiro
Tradução e direção de dublagem: Waldir de Oliveira (1º)


Fonte: Retrô TV (Texto integral)

Postado por Ludy - ludy@viavale.com.br

Comentários postados:

Marco
13/02/2011 21:16:37
Acredito que a 3ª voz da dublagem brasileira para Barney seja de Neville George e não chiquinho Ferrão.
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações