Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ContraPonto

Olimpíada e transtorno bipolar

O comportamento da coletividade brasileira se assemelha muito aos casos de indivíduos que sofrem de transtorno bipolar. Afinal, alterna períodos de bom humor, energia e impulsividade com períodos de depressão e irritação profundos.

Tocante às pessoas, as causas concentram-se em aspectos biológicos, hormonais, hereditários e, inclusive, decorrentes do meio ambiente.

Quanto ao comportamento nacional, podemos fazer analogias. Peculiaridades biológicas podem ser associadas a aspectos e diferenças étnico-regionais. Desequilíbrio entre neurotransmissores e hormônios pode ser relacionado às diferenças retóricas de líderes políticos – pródigos em populismo e ilusionismo – e à reação popular.

Publicidade

Se na doença de fato a hereditariedade é uma suspeita de causa, no anacrônico comportamento nacional é uma certeza. Nada mais repetitivo historicamente do que nossas alternadas crises de autoestima, euforia e depressão profunda.

O meio ambiente como causa do nosso transtorno coletivo também é uma certeza. Afinal, o discurso predominante é de que “a culpa de tudo é sempre dos outros!”.

Nos fatores de risco, as semelhanças entre indivíduos e a nação são instigantes. Afinal, não nos faltam históricos familiares (repetição de fatos na história nacional), estresse intenso e constante, uso e abuso de drogas (político-ideológicas) e experiências traumáticas.

Publicidade

Enquanto que entre indivíduos os sintomas podem variar, tocante ao amado Brasil eles são muito repetitivos e comuns. Na fase depressiva revela desânimo e tristeza, dificuldade de concentração e tomada de decisões, falta de energia, sentimento de inutilidade e desesperança, e baixa autoestima.

Na fase maníaca chama atenção a distração, diminuição da capacidade de discernimento, descontrole de temperamento, gastos financeiros excessivos, hiperatividade, falação em excesso e ilusão sobre si mesmo e suas habilidades (autoestima alta).

Por que estou escrevendo sobre isto? Considere as reações relativas aos eventos Copa do Mundo e Olimpíada, a demagogia dos governantes e as respectivas contas a pagar que virão no presente e no futuro. Quer exemplo melhor?

Publicidade

Como na doença dos indivíduos, a sucessão de episódios pode resultar em psicose, o que se caracteriza por uma perda de contato com a realidade.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.