Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ContraPonto

Senhor Facebook

Salvo as manobras contábeis de praxe – caixa dois, recebimento de falsas doações com CPFs emprestados e contabilização de serviços não realizados, entre outros artifícios –, parece certo, entretanto, que será uma campanha eleitoral de baixa disponibilidade financeira para partidos e candidatos.

Será fruto da legislação que proibiu o financiamento empresarial. Mas a grave crise econômico-social e as investigações policiais e judiciais em série também contribuem para esta retração.

Parênteses: sou a favor de doações de empresas. A atual proibição de doações prejudicou candidatos e empresas honestas e favoreceu (e continuará favorecendo) aqueles partidos e candidatos que já atuavam com artifícios e manobras ilegais, resultado de corrupção e licitações fraudadas.

Publicidade

Continuando. Não bastasse a limitação financeira, a divulgação das candidaturas também sofrerá muito com as restrições impostas pela legislação eleitoral, que proibiu uma série de históricos procedimentos como cartazes, outdoors, cavaletes e outros.

Consequentemente, se é verdade que as cidades estarão mais limpas e com menor poluição visual, do ponto de vista ambiental, também é possível supor que o conjunto das limitações e restrições favorecerá os atuais detentores de formas de poder (governantes, parlamentares e sindicalistas, por exemplo) e demais candidatos tradicionais.

A combinação destas hipóteses limitantes indica que candidatos e partidos deverão realizar um esforço supremo, quase impossível, na mobilização de simpatizantes e filiados para a realização do tradicional corpo-a-corpo com o eleitorado.

Publicidade

Esforço supremo porque concomitante ao degradante momento político-partidário que reduziu a zero a credibilidade de partidos e políticos, como nunca antes na história deste País, como diria aquele famoso ilusionista.

Então, se desafiadora e difícil a aproximação física com o eleitor, restará aos interessados a campanha eleitoral a distância, por meio do mundo digital, das redes sociais, especialmente com a ajuda do “senhor Facebook”, o cabo eleitoral da hora.

Mas que não se iludam. Diferente do rádio, do jornal e da televisão, a internet não é um meio de comunicação que opera só num sentido, do emissor ao receptor. A internet é a troca constante e personalizada, o fluxo de vaivém entre as partes.

Publicidade

Um erro básico dos candidatos é o panfleto eletrônico, ou um spam de mau gosto. Isso sem falar no assessor que finge que é o próprio candidato respondendo e-mails, postando ou tuitando. Ou divulgando informações político-partidárias e ideias pessoais que não guardam relação com a realidade.

Afinal, hoje todos são “macacos velhos” na internet.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.