Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ContraPonto

Lassidão e desencanto

Cansado e enjoado da mesmice política, da choradeira e dos discursos vitimistas que ainda se mantêm em detrimento de abordagens propositivas face à gravidade da situação em que nos encontramos, recorri aos meus arquivos para escrever algo útil e exemplar. 

Nascido em Madrid, Jorge Semprún (1923-2011) foi um premiado escritor, roteirista de cinema, político e intelectual espanhol. Morou muito tempo em Paris, onde produziu seus principais livros, roteiros e pensamentos. Socialista convicto e atuante, destacou-se na resistência francesa ao nazismo.

Numa entrevista de 2009, Semprún criticou os políticos (que define como atores por opção política e ideológica) que se fazem de vítimas.

Publicidade

Também manifestou grande preocupação com a baixa qualidade representativa e o expressivo crescimento das abstenções populares no processo eleitoral. Denominava o respectivo período como de lassidão (significa cansaço, exaustão, prostração e desinteresse).

Dizia: “(…) o maior perigo é a lassidão, o desencanto, a indiferença (…), e esse perigo vem de tudo o que não oferecemos ideologicamente à juventude (…). Oferecemos à juventude coisas que lhe interessam muito (…), mas não lhe oferecemos um projeto comum”.

Embora à época (2009) já houvesse sinais eleitorais evidentes, nessa entrevista Semprún praticamente profetizou o que viria a ocorrer atualmente na Europa e na América Latina, qual seja: o esgotamento da esquerda. “O fim de um ciclo de predominância da esquerda e da social-democracia”, disse. 

Publicidade

E talvez sua manifestação mais importante: “É paradoxal, pois pode fazer pensar que, num momento de crise global do sistema capitalista, a solução social-democrata pode voltar para primeiro plano, a solução reformista equitativa e equilibrada, mas não, no momento em que mais precisamos, não encontramos. É um fenômeno de grande importância histórica, com um fim muito difícil de prever”.

O assustador número de abstenções, votos brancos e nulos que nós, brasileiros, conhecemos nesta eleição, Semprún já associara ao desencanto popular. E, como consequência imediata, a baixa qualidade representativa.

Se nossos militantes partidários e líderes políticos lessem e estudassem um pouco mais, e refutassem demagogos e populistas, talvez não repetíssemos insistentemente os erros que a história alheia já demonstrou.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.