Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ContraPonto

Alegria e tristeza

Retorno de Rondônia, mais precisamente da acolhedora e planejada cidade de Rolim de Moura, de pujante comércio, apesar de seus apenas 55 mil habitantes.  

Rondônia é um estado de grandes áreas de mata e campo, com intensa produção de gado. Também cresce na região a produção intensiva de peixes em açudes.  

Conhecer e conviver no Nordeste e Norte brasileiro é sempre uma experiência gratificante, educadora e elucidadora. Mesclam-se de forma comovente a simplicidade, generosidade e alegria de nosso povo, especialista em bem receber conterrâneos e estrangeiros. 

Publicidade

Tanto no Norte quanto no Nordeste fica muito evidente a dependência social dos recursos estatais federais e estaduais. A pobreza é majoritária. 

Ainda que respeitadas e qualificadas opiniões defendam o centralismo político-tributário brasileiro, não conseguem me convencer sobre o quanto é pernicioso o atual modelo. E por quê? 

Porque gera dependência política, social, econômica e financeira. Mas pior, muito pior, é a reprodução de um ambiente de “coitadismo e vitimismo”, que aniquila a autoestima popular, eis que submetido o povo à mendicância dos respectivos recursos. 
De modo que demagogos, populistas e messiânicos mantêm e reproduzem o clássico coronelismo, porém travestido sob variada retórica. Fraudulenta, obviamente. Meus sentimentos de indignação e frustração transbordam a cada passo e paisagem dessas regiões do País.

Publicidade

Diante de tanta área geográfica, tanta terra virgem, como explicar a manutenção de alguns movimentos reivindicatórios, senão por mero aparelhamento político-ideológico.

Vales e bolsas “disso e daquilo” mantêm o povo “anestesiado e amansado”, sem ânimo reivindicatório, independente e libertador.

O Centro-Oeste e o Norte brasileiro, especialmente, têm um potencial extraordinário de ocupação físico-geográfica e exploração econômica, capaz de “libertar” o povo local, e por extensão beneficiar a todos nós, brasileiros. 

Publicidade

Meses antes, eu estive em Manaus. Tanto naquela quanto nesta viagem, voltei com o sentimento de alegria e tristeza. Alegria pelo nosso povo e território e suas potencialidades, e tristeza por nossa evidente irresponsabilidade e incompetência na transformação definitiva da nação.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.