Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ContraPonto

Fidel

Uma das passagens mais comovedoras da história mundial foi a derrubada da ditadura cubana de Fulgencio Batista (1901-1973), em 1959, realizada por um grupo revolucionário liderado pelo jovem advogado Fidel Castro (1926-2016).
À época, já fraudadas – pelos tiranos comunistas europeus – as expectativas de justiça e igualdade social, o sonho do socialismo se renovava na pequena ilha caribenha, até então lugar de veraneio e exploração comercial norte-americana.

Rapidamente, Fidel e Ernesto (Che) Guevara (1928-1967) se transformaram em ícones mundiais da juventude e das elites intelectuais, ainda traumatizadas pelos efeitos das guerras recentes e a frustração soviética. Sentimento compreensível haja vista a ascensão definitiva dos Estados Unidos na geopolítica mundial. Era o auge da guerra fria.

Porém, passaram-se as décadas e o mundo experimentou diversas mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. As mais significativas foram a desconstituição da União Soviética e a queda do Muro de Berlim. O sepultamento da ideia do partido único e do dirigismo estatal.

Publicidade

Mas, ao contrário, em Cuba – embora mantido o discurso épico e socializante – o tempo parara. Em todos os sentidos. E perpetrara-se uma ditadura personalista e reacionária, a exemplo dos decaídos modelos europeus. Embora o regime e o estilo jurássico, ainda assim persistia, como persiste até hoje em alguns meios políticos e intelectuais, notadamente no Brasil, uma contraditória tolerância com Fidel e seu regime político.

Porém, a verdade é que fazia muito tempo que as decantadas ilusões se perderam em meio às atrocidades e abusos cometidos em nome do regime.  

E não faz muito tempo, a “pá de cal” havia sido jogada. Diante da persistente enfermidade de Fidel, confirmou-se a transferência definitiva do poder ao seu irmão Raúl Castro, seu sucessor natural. Quer dizer, um regime “monárquico e dinástico”.  

Publicidade

E agora, confirmada a morte de Fidel Castro,  não lhe faltam a tietagem e as homenagens prestadas por simpatizantes algemados ao passado, encurralados por idealizações e juvenil ilusão discursiva.

A história ensina: valendo-se dos discursos acerca da paz, da liberdade e da prosperidade, ideais humanos e universais, muitos tiranos se autogestaram.  

Como bem ensina o poeta alemão Friedrich Hölderlin (1770-1843), profeticamente: “o que sempre fez do Estado um verdadeiro inferno na terra foram precisamente as tentativas de transformá-lo num paraíso”!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.