Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ContraPonto

Tempo Rei

Tenho um pressentimento de que não haverá mais paz entre nós. Não bastassem os elevados níveis de violência urbana, consequência da desorganização e falência do Estado, sobretudo tocante ao gerenciamento da justiça e dos órgãos de repressão, avoluma-se o desemprego entre os jovens. O ócio é a moradia favorita do demônio, diz a cultura popular. 

Mas meu pressentimento negativo também se baseia no nível das argumentações atuais, que beiram a histeria e a desonestidade intelectual. Uma importante parcela do pensamento nacional insiste na retórica irresponsável e inconsequente, aprisionados psicológica e ideologicamente por pessoas e partidos que já não têm mais nada a oferecer à nação.

Não à toa, cansado de discussões fanáticas e inúteis, não retruco mais ninguém nas redes sociais. Mas esta semana recaí no erro e fui “atropelado”, ainda que singelo meu comentário divergente.

Publicidade

Refeito da fratura emocional, lembrei das palavras do teólogo Ricardo Gondim, no célebre texto Tempo que foge (esse texto também é atribuído a Mário de Andarde (1893-1945), sob o título de O valioso tempo dos maduros, porém sob contestação de Gondim. Transcrevo:

“Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades (…). Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.

Publicidade

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturas. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral. 

As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa.

Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade. 

Publicidade

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, o essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial!”

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.