Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ContraPonto

A vida é plural

Muita gente não aprecia este período entre o Natal e Ano-Novo. Claro que as razões são sempre muito pessoais. Mas há algumas evidências de caráter coletivo. Trata-se de um momento depressivo pela natureza compulsória de felicidade que lhe atribuímos.  

As circunstâncias se agravam haja vista a total apropriação dos festejos pelo comércio.  Rendemo-nos à obrigação de trocar presentes (ressalva: esse comportamento está em mudança). E como a sociedade é profundamente desigual, as trocas restam perversas e contraditórias. 

A apregoada fraternidade é capturada pela superficialidade. Aliás, não somos os melhores exemplos de solidariedade. E nem mesmo nossas congregações de fé, centros de intensa romaria no período, correspondem objetivamente aos necessários anseios sociais de igualdade e justiça. 

Publicidade

Não é à toa. Vivemos o auge do desconforto pessoal. Nunca fomos tão narcísicos, tão individualistas.

Outro aspecto, que tanto combina com o Natal quanto com o Ano-Novo, diz respeito à privada e silenciosa autoprestação de contas. Ou então, agora pública e ruidosa – vide Facebook e outras redes sociais. 

Afinal, fazemos uma “contabilidade, um balancete” de receitas e custos dos “negócios” afetivos e não afetivos vivenciados ao longo do ano. E um “orçamento” das estimativas e expectativas em torno das relações vindouras. 

Publicidade

Possivelmente, poucas alegrias e muitas frustrações, afinal, os atuais são tempos e valores diferentes, ditos hipermodernos, extremamente dinâmicos e variados. E inquietantes!

E à sombra (e assombrações) dessa inquietude e desconforto propagam-se as farsas e os lemas “querer é poder” e o “sucesso é ser feliz”. Falso ufanismo e realidade pessoal que se chocam e aumentam o número de inquietos e desconfortáveis. Tudo poderia ser mais simples se conjugássemos os verbos corretamente, priorizando o plural em detrimento do singular. 

A vida ensina: o verbo da vida é no plural. Somos vocacionados e destinados ao convívio e ao outro. Convivência e compromisso geram desencontros, tristezas e tensões, mas também geram harmonia, felicidade e relaxadas reuniões.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.