Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ContraPonto

Uma nação entediada

“Há sensações que são sonos, que ocupam como uma névoa toda a extensão do espírito, que não deixam pensar, que não deixam agir, que não deixam claramente ser.

Como se não tivéssemos dormido, sobrevive em nós qualquer coisa de sonho, e há um torpor do sol do dia a aquecer a superfície estagnada dos sentidos.

É uma bebedeira de não ser nada, e a vontade é um balde despejado para o quintal por um movimento indolente do pé a passagem” (Fernando Pessoa – Livro do desassossego).

Publicidade

Em algum momento, todos já nos sentimos entediados. Seja no ambiente escolar, profissional, conjugal, enfim, exemplos e hipóteses pessoais e individuais não faltam.  

Regra geral, o tédio pode causar cansaço, exaustão, esgotamento físico e mental. Uma variedade de sensações e humores que ensejam uma perda de sentido e significação da razão de ser da pessoa.

Mas um povo, uma nação, uma coletividade pode se sentir entediada? Suponho que sim. Ultimamente, no caso brasileiro, sucedem e alternam-se os fatos mais deprimentes e frustrantes da história. Uma interminável lista de condutas e fatos negativos e exasperantes. 

Publicidade

Repetindo Fernando Pessoa: “É o sofrer sem sofrimento, querer sem vontade e pensar sem raciocínio.”

Ou ainda, como diz o  filósofo Lars Svendsen, no livro Filosofia do Tédio, “o tédio viceja quando não temos nenhuma ideia do que queremos fazer, quando perdemos a capacidade de nos orientar na vida.”

O povo brasileiro está entediado com tantos escândalos, falta de respeito e discórdia. Não à toa, há uma evidente dificuldade de realizar tarefas e um sentimento de fracasso. Nossa relação com a realidade é de profunda frustração. 

Publicidade

É generalizada a sensação ruim de que a  vida passou a ser desinteressante e desestimulante. Mas há algo pior, dizem os manuais: “O tédio pode levar a atitudes impulsivas e excessivas, que não servem para nada e podem causar danos”.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.