Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Contra Ponto

Coisas que você não pode fazer

A hiperconectividade digital se alastrou de tal modo que gerou uma grave confusão. A maioria das pessoas – agora empoderadas pelo celular – confunde a facilidade de acesso e a possibilidade de opinar com conhecimento e capacidade de opinião.

Consequentemente, nunca se viu tanta bobagem e inutilidade sendo produzida e reproduzida, indiscriminadamente. Mas há algo pior neste fenômeno intercomunicativo, qual seja, o precipitado julgamento de pessoas e suas condutas. Aliás, diga-se, um julgamento quase sempre perverso e cruel. Não bastasse isso, agora também há a onda do “politicamente correto”. 

O que deveria ser uma consequência natural da boa educação e do respeito que devemos uns aos outros se transformou em plataforma dos habituais demagogos e populistas.  
Há uma caçada no ânimo de flagrar e condenar eventuais deslizes humanos. Pequenos erros a que todos estamos sujeitos, sem que isso signifique necessariamente que o gesto/comentário inoportuno represente o que de fato pensamos e como agimos.  

Publicidade

E entre erros e acertos humanos, tudo é e será objeto da caçada digital. Vejamos alguns exemplos de coisas que você não pode fazer:

– Dar colo aos filhos dos outros. Sim, com certeza, haverá alguém nas imediações que dirá que você se excedeu no carinho à criança, revelando traços de pedofilia. Aliás, sugiro que os papais-noéis não deem colo às crianças para a tradicional foto natalina.

– Fazer comentários sobre a sexualidade e comportamento alheio (sobre gays e lésbicas, especialmente). Face o evidente exagero midiático tocante a sua visibilidade e ascensão social, evite revelar simpatia ou divergências. Tanto numa hipótese quanto noutra você será criticado. Dirão que você não gosta de gays ou que você tem “tendência”.   

Publicidade

– Elogiar ou criticar um afrodescendente. A mesma situação anterior. Se criticar será julgado e condenado. Se elogiar dirão que é pura ironia e cinismo. Sem saída. 
– Em festa na sua casa, pedir para os convidados guardarem o celular. Nem pense nisso, apesar de você ter toda a razão. Afinal, se fosse para fazer uma reunião com celular, cada um poderia ficar na sua casa. 

– Elogiar e tirar foto com político. Em tempos de Lava Jato, nem pensar. Não importa se honesto, trabalhador e bom governante. Tanto você quanto o político serão crucificados. Dirão que algo há entre vocês. Corrupção, possivelmente. E a foto será usada contra você. 

– Discutir política (a conduta e o destino do Lula, especialmente) com petistas. Diálogo impossível. Não importam os seus argumentos. Então, opte por preservar e valorizar sua opinião e suas relações pessoais e de amizade.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.