Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Contra ponto

Fica pra depois

Essa frase não nos é estranha, certo? Normalmente, está associada a alguns eventos específicos, previstos anualmente, que nos sugerem o adiamento de tarefas e projetos pessoais e coletivos.

Neste momento, por exemplo, “tudo” está adiado para depois da Copa do Mundo de futebol. São os negócios, a política, a procura do novo emprego, o plano “disso e daquilo”.

Os candidatos dizem que a campanha eleitoral só vai começar depois da Copa. As pesquisas eleitorais, segundo palavras dos candidatos, não seriam ainda representativas, eis que nosso povo estaria “concentrado” no futebol.

Publicidade

Outros eventos se equiparam à Copa do Mundo, tais como o carnaval, a semana santa e os feriadões em geral. O que pode parecer esdrúxulo é, entretanto, verdadeiro. Nossos hábitos pessoais, nosso padrão de conduta social, estão adaptados e incorporados à comemoração e administração desses interesses e eventos coletivos.  

Essa vocação pelo adiamento de tarefas e obrigações, dissimuladamente absorvidas e justificadas por datas especiais, traduz lastimável e literalmente nosso “estado de coisas”.

O melhor exemplo de nossa não seriedade no trato das obrigações e na execução das tarefas é o histórico não cumprimento de horário. O “vai começar mais tarde!” já está incorporado às nossas tradições, assim como o “fica para depois da Copa!”.

Publicidade

O não cumprimento de horário combinado é uma praga nacional. Uma prática pessoalmente desrespeitosa, porém socialmente tolerável. A prática do adiamento se equipara ao desrespeito do horário.

Não respeitar prazos e horários, submeter o outro a atraso e perda do seu tempo, é, objetivamente, uma apropriação da vida do outro, do seu tempo de vida. Sem esquecer o ditado popular: tempo é dinheiro. Alerta: é hora de mudar de comportamento, se não por educação e respeito, como uma atitude preventiva. Já há decisões judiciais indenizatórias e compensatórias. Tribunais têm aceitado a tese da perda do tempo útil.

Em resumo, submeter o outro a desperdício do seu tempo pessoal, causar sofrimento e humilhação caracteriza o dano moral e é punível. Submeter uma pessoa a espera exagerada, para além do horário combinado, independentemente das desculpas e explicações do responsável, não é apenas uma questão de falta de educação e negligência.

Publicidade

É, basicamente, uma apropriação do tempo alheio, da vida do outro. Rico tempo em que poderia estar fazendo algo em causa própria – ler, praticar esportes, namorar, encontrar amigos, filhos e netos, lhe é desapropriado sem dó.  
Ninguém tem “tempo a perder”!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.