Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

contraponto

Mentiras em abundância

Originariamente, factoide é um fato (verdadeiro ou não) divulgado com sensacionalismo pela imprensa. Agora também produzido de modo abundante nas redes sociais.     

O propósito de um factoide é gerar deliberadamente um impacto diante da opinião pública, de acordo com as aspirações de pessoas, empresas e governos.

Desejos de poder, fama e celebridade, por exemplo. Mas pode ser gerado também por quem queira destruir o poder, celebridade e fama de alguém.

Publicidade

Em busca de notoriedade, empresas e pessoas do meio artístico se utilizam muito dos factoides, repito, verdadeiros ou não. Mas ninguém ganha dos políticos, dos partidos e dos governos, principalmente em período eleitoral.

No afã de não perder espaço midiático e manter uma elevada exposição, desdobram-se na produção de notícias, fotos, promessas. E mentiras.

E agora, especialmente face ao processo eleitoral presidencial, presenciamos a combinação incendiária dos factoides com as noticias falsas, as “fake news”.

Publicidade

Uma farra de meias verdades, mau gosto, irresponsabilidades, calúnias e difamações.

Mais do mesmo

Repetiu-se um problema crônico no processo eleitoral. São omitidas questões importantes da administração pública, principalmente aquelas referentes ao orçamento, gestão e financiamento.

A omissão sobre a natureza e origem das receitas e das despesas, seu custo social, a qualidade dos gastos públicos, o volume do desperdício, a composição e os custos do quadro de pessoal, por exemplo.

Publicidade

Governistas e oposicionistas repetem o mantra do desenvolvimento econômico-social sem indicar de onde virá o dinheiro necessário.  Como se o dinheiro caísse do céu e de modo abundante!

Ou seja, continuamos não falando sobre a natureza e a qualidade do gasto público, previsibilidade e dotação orçamentária, quantidade e qualidade dos serviços públicos, tamanho e o custo do estado necessário e seus limites de intervenção, e, obviamente, sobre tributos.  

Com o dinheiro público tomando rumos diversos aos interesses essenciais da população (através da corrupção e do desperdício) e a demagogia e o populismo desavergonhados se mantendo, não é à toa que há tanta indignação popular.

Publicidade

600

A coluna de hoje totaliza 600 artigos semanais e ininterruptos. Um compromisso que implica criatividade temática, responsabilidade e fidelidade aos fatos. E respeito com o leitor!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.