Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Contra ponto

“Ronaldinhos dos negócios”

À conta de inúmeras ações policiais e judiciais, temos sido informados acerca da diversidade e produtividade dos laços e negócios de famílias situadas no entorno do poder público. Consequentemente, também sobre a performance de suas reações e contestações.

Exemplos. O líder da construtora Odebrecht, Emílio Odebrecht, chateado pela continuidade da prisão de seu filho Marcelo, ameaçava contar tudo acerca de seus negócios com o governo anterior.  

Incomodado também ficara Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula e ministro de Dilma, eis que sua filha também fora investigada. Ainda hoje são lembrados os dois filhos do presidente Lula, ditos bem-sucedidos empresários. Um deles tão bem relacionado que não pagava aluguel em sua moradia. “Gentileza de um amigo.”

Publicidade

Na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, seu filho Paulo Henrique transitava influente nos corredores do poder. Exercitava e abusava das relações pessoais e governamentais, principalmente aquelas relacionadas às várias privatizações da época.

Mais presentemente, ainda que de modo indireto, também se destacaram a mulher e a filha de Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara dos Deputados), beneficiárias e usuárias de suas milionárias contas suíças.

O que o “sucesso e bem-estar” desses familiares têm em comum? Participação ostensiva nas estruturas governamentais e acesso a informações privilegiadas. São os “ronaldinhos dos negócios”, como definira o presidente Lula ao defender seus filhos e reclamar da inveja popular e da “perseguição” da imprensa.

Publicidade

Neste momento, ainda que os fatos denunciados não guardem relação com atos do novo governo – do pai e presidente Bolsonaro –, a “bola da vez” é seu filho Flávio, agora senador.

Embora questionadas e contestadas quanto a sua legalidade e veracidade, as informações divulgadas sugerem dúvidas quanto à lisura dos seus respectivos negócios e operações bancárias.

Como o novo governo tem uma agenda de profundas mudanças nas relações com a imprensa (cobrança de dívidas fiscais, etc.) e o serviço público (previdência, teto salarial, fim da estabilidade, etc.), prevalece – do ponto de vista do governo e do filho Flávio – a teoria da conspiração.

Publicidade

Dito de outro modo: temerários em perder benesses, a imprensa e setores do serviço público pretenderiam enfraquecer o governo por tabela, atacando o filho do presidente.

Teoria da conspiração, o argumento habitual de todos os governantes sob pressão. Nada de novo. E vale lembrar ditados populares. O choro é livre! Pimenta nos olhos dos outros é colírio! Pau que bate em Chico também bate em Francisco!

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.