Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Contra ponto

Guerra

A força-tarefa que lidera e administra a Operação Lava Jato enfrenta momentos turbulentos haja vista um ataque sistêmico ainda em vias de ser esclarecido quanto aos seus reais patrocinadores. Os interessados em seu fracasso, sabemos, somam-se às centenas.

O que sucede aqui não é muito diferente do que ocorreu na Itália, na operação Mãos Limpas. Lá, os líderes das organizações criminosas reorganizaram-se, estratégica e politicamente, e utilizaram recursos legais e ilegais para impedir o trabalho de juízes, procuradores públicos e policiais federais. E foram bem-sucedidos.

Aqui, a título de exemplo, relembre-se o fracasso legislativo da proposta “10 medidas contra a corrupção”. Aliás, também merecem atenção e vigilância itens do novo Código de Processo Penal e do Estatuto de Responsabilidade Civil. Ao contrário da sociedade italiana – que se omitiu à época e permitiu a reação, até o momento a maioria do povo brasileiro não tem se omitido na defesa da Operação Lava-jato. O futuro dirá quem tem mais força!

Publicidade

Cazuza

Lembrei de Cazuza, da música O Tempo não Para. Dizia o seguinte, entre vários outros versos:
“Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não para
A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu não tenho data pra comemorar
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro
A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
O tempo não para.”

Contaminação  
 
O ambiente está tão tenso e politizado que qualquer gesto ou palavra comum e despretensiosa pode se transformar em “comício” e manifestação. Outro dia, no ônibus, uma mulher espirrou forte e sonoro. Gripada, com certeza. Sentado próximo, eu prontamente disse em voz alta: Saúde!

Publicidade

A mulher me olhou e respondeu, em voz firme: Educação! Na sequência, no fundo do ônibus, outros imediatamente gritaram em uníssono: Segurança! Emprego! Não à corrupção! E todos começaram a cantar o Hino Nacional. Emocionante. Confesso, chorei! (Humor adaptado de autor anônimo.)

Extinção

A extinção gradativa de espécimes sempre ocorreu na história planetária. Na maioria dos casos, evitar esse processo foge à capacidade humana. Quanto aos animais, objetos de mais atenção e simpatia humana, a dolorosa novidade é que, possivelmente, sejamos a primeira geração a acompanhar esse processo na íntegra e em tempo real. Filmado, fotografado e documentado.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.