Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Contra ponto

Quem avisa, amigo é!

O iraquiano Ala Alwan, o marroquino Jaouad Mahjour e o saudita Ziad Memish têm em comum uma extraordinária biografia médico-acadêmica e a participação na Organização Mundial da Saúde, especialmente no tocante a doenças infecciosas e epidêmicas.

Passo a resumir e destacar partes de um artigo subscrito pelos três cientistas e publicado em 2013 (!) na Revista de Saúde do Mediterrâneo Oriental. Li o referido artigo depois de sua citação pelo médico cardiologista Milton Pires, de Porto Alegre. 

Sob o título “Nova infecção por coronavírus: a hora de ficar à frente da curva”, os autores fazem uma retrospectiva nominando casos epidêmicos similares (identificações, enfrentamento e soluções). 

Publicidade

Citam 2003, no controle da síndrome respiratória aguda grave (Sars), doença causada por um coronavírus até então desconhecido. E dez anos depois (2012), na descoberta de outra nova cepa de coronavírus pertencente à mesma família que causou o Sars.

Também observam que entre 2012 e 2013 houve elevada incidência na região do Mediterrâneo Oriental (Egito, Palestina, Líbano, Síria e Turquia). A origem desse vírus permanece desconhecida e incompreendida. Detalhe: havia evidências de transmissão de pessoa para pessoa! 

Afirmam que está pendente responder às seguintes questões: as origens do surto, o quão difundido é na natureza, como surgiu em humanos e se pode ser transmitido de humano para humano.

Publicidade

Mais: que o risco à saude global apenas será conhecido na proporção da pesquisa, do conhecimento e do urgente e prioritário monitoramento geográfico. E perguntam: estamos preparados para outro evento global como o Sars? 

Recordam que já experimentamos a pandemia de influenza, a gripe aviária, o coronavírus no Oriente Médio e o vírus da influenza A na China. Essas doenças têm em comum “desconhecidos conhecidos”. 

E dizem que “novas doenças pandêmicas surgirão no futuro (…), acabarão por transbordar novamente para infectar populações humanas (…) e outra grande crise internacional de saúde será anunciada.

Publicidade

O surgimento do novo coronavírus e do vírus da influenza A faz lembrar que a saúde global ainda não é segura (…); a prioridade atual é monitorar infecções por coronavírus para evidências de transmissão sustentada de humanos para humanos.  

(…) devemos ficar à frente da curva (…); a comunidade global de saúde pública deve tentar entender o risco à saúde pública associado a esse vírus. Ninguém sabe até onde a doença pode se espalhar e suas ramificações finais para a região e também para o mundo!”

Repito, é um artigo de 2013. Teorias da conspiração à parte, quem avisa, amigo é!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.