Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

contra ponto

Conflito de hipóteses

Por conta de oportunismo e fanatismo político-ideológico, na interminável romaria dogmática de líderes populistas que têm em comum notórias limitações e pouco zelo pela liturgia inerente aos cargos públicos, continuamos desperdiçando tempo e oportunidades.

Neste quadro doentio e infrutífero, que contamina inclusive lideranças sociais, econômicas, comunitárias e intelectuais, resta quase impossível demonstrar a relevância e a emergência da definição de um meio termo razoável entre o dito confinamento horizontal e o vertical.

Já há projeções suficientes que demonstram e indicam um provável colapso mundial marcado pelo elevado desemprego e pela escassez de alimentos. O fechamento de fronteiras nacionais já não se limita à prevenção da doença, mas sugere futuras negativas de exportação e repartição de alimentos e equipamentos, por exemplo.

Publicidade

Não à toa, houve reuniões recentes sobre estes temas entre organizações das Nações Unidas, a exemplo de OMS (Saúde), OMC (Comércio) e FAO (Alimentação e Agricultura), preocupadas e temerosas com os desdobramentos.

Afinal, as razões que demonstram e justificam a necessidade de um confinamento vertical seletivo, limitado, direcionado e organizado em bases científicas, não são menos importantes que as boas razões que sustentam a teoria do confinamento horizontal radical.

Aliás, assim como há médicos e cientistas que divergem conceitualmente sobre como tratar uma infecção pandêmica, há outros tantos que divergem quanto ao momento de determinação, duração e modelo de um confinamento coletivo.

Publicidade

Ironicamente, o momento difuso, intenso e polêmico que vivenciamos faz recordar o jornalista e cronista Nelson Rodrigues e sua célebre frase: “toda unanimidade é burra!”

Logo, é urgente um cronograma de datas e ações que relativizem e aprimorem as medidas atuais. De modo a conciliar um modelo de confinamento com a amenização dos danos colaterais extremos que possam provocar um desastre igualmente mortal. De miséria, fome e desemprego massivo.

Porém, infelizmente, a atrapalhar estas tentativas de debate e superação deste conflito de hipóteses parece estar vigiando uma espécie de bloqueio comportamental.

Publicidade

É cada vez mais evidente e audaciosa a intimidação e a hegemonia pelo medo e pela censura pública. Como se estivesse em curso a implantação e vigência de um “tabu social”.
* * *
Saia do baixo astral. Quer notícias positivas sobre o enfrentamento e soluções da pandemia? Na internet, digite e acesse thegoodnewscoronavirus.com .

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.