Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTRA PONTO

Nada será como antes

Verdade que ninguém sabe quanto tempo vai durar a pandemia, nem quando teremos a indispensável vacina. Porém, este desconhecimento não tem impedido, nem inibido, desde já, a formulação de várias hipóteses do que poderá suceder futuramente.

Ao longo desta profunda imersão residencial e espiritual, literalmente falando, todos se fazem perguntas e mais perguntas. Que mundo emergirá? Que ideias prevalecerão? Continuaremos iguais em nossos defeitos pessoais e sociais? Ou seremos melhores no trato das questões existenciais e comunitárias?

No caso brasileiro, em se tratando de administração pública, e sem prejuízo de encaminhamento e solução das demais carências estruturais, ficou evidente a urgência e a emergência de um vigoroso plano nacional de saneamento básico e qualificação do SUS. Ou alguém tem dúvidas de que outros surtos pandêmicos surgirão? 

Publicidade

A desocupação produtiva e a carência financeira de milhões de brasileiros, fruto do desemprego corrente e da própria pandemia, e sua corrida às agências bancárias e lotéricas em busca do socorro emergencial, revelou a dimensão da pobreza nacional.

Se bem sucedidas as respectivas inscrições, pessoais e documentais, os controles e os pagamentos, resultará um precioso acervo de informações sociais e econômicas acerca do contigente humano e populacional mais fragilizado de nossa sociedade.

Serão dados estatísticos que provocarão perguntas novas e urgentes respostas de todos os entes federativos do estado brasileiro. Pensando de modo otimista, poderão motivar e determinar uma ruptura e ressignificação qualitativa das ações de governo, assim como as conhecemos até os dias de hoje.

Publicidade

Outra questão que emergirá, nacional e mundialmente, diz respeito ao futuro da globalização industrial e comercial. Com certeza, haverá uma desaceleração expressiva, notadamente voltada às relações com a China. Provavelmente, as demais nações e seus governos passarão a incentivar a produção local.

Afinal, sem entrar no mérito de possíveis teorias conspiratórias, a verdade é que o mundo (!) ficou chocado com o tamanho da dependência de insumos e equipamentos médicos fornecidos pela China. Ficaram evidentes a fragilidade e a insegurança do ocidente!

Se ainda não formulamos todas as perguntas possíveis, e pela mesma razão que não imaginamos todas as respostas cabíveis e soluções realizáveis, algo, porém, parece certo: nada será como antes! 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.