Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTRAPONTO

Agenda política

Ainda que promessa e dever de ofício dos governantes, sejam executivos ou parlamentares, a administração dos interesses públicos tem ficado aquém das expectativas e necessidades da sociedade.

Infelizmente, a realidade tem demonstrado os frequentes descaminhos e equívocos da prática política. Consequentemente, ensinado e determinado cautela aos eleitores.

E nem me refiro às práticas criminosas. Reporto-me aos papéis essenciais da administração pública. Ainda que devesse se constituir em debate permanente, a avaliação das ideias e práticas políticas – conceitos, atualidade e eficácia – apenas adquirem relevância durante o processo eleitoral. Mas não deveria ser assim.

Publicidade

Fruto das relações e informações globalizadas, faz tempo que há uma agenda pública e social que deveria inspirar uma reconfiguração da teoria e organização de Estado. Porém, uma agenda subestimada e subaproveitada.

Refiro-me às imensas e intensas relações e capacidades comunitárias de produção, troca e gerenciamento de conhecimentos, consequência, sobretudo, das novas tecnologias de informação e comunicação.

Suscetíveis às ideias e iniciativas, a maioria das organizações busca e aprende novas teorias e práticas de gestão do conhecimento e de cultura organizacional. Consequentemente, estabelece novos modelos de aprendizagem, de produção de bens, serviços e valores.

Publicidade

Essa proliferação de experiências e organizações (e demandas sociais) determina um novo lugar para a ideia de poder, até então destinada quase que exclusivamente ao Estado. Mas hoje não mais. A sociedade civil exige mais espaço de poder e ação.

Logo, a administração pública não pode prescindir das emergentes lideranças comunitárias e empresariais, de estímulo ao voluntariado, de ampliação da cidadania e de formação e integração de redes de ação social. Inevitavelmente, isso provoca um círculo virtuoso!

Porém, à medida que a comunidade amplia sua participação e prestação de serviços, impõe-se a necessidade de redefinição dos papéis de intervenção pública, sob pena de duplicidade de ações e desperdício de recursos financeiros e esforços humanos.

Publicidade

Trata-se de realizar diagnósticos que permitam identificar e quantificar os recursos públicos e privados, humanos e financeiros, agregando-lhes objetividade e profissionalismo através de ações e projetos consistentes e viáveis.

Atualmente, é imperdoável ao administrador e homem público, seja servidor, vereador ou prefeito, por exemplo, ignorar esses conceitos, essas tendências. Afinal, não é mais o centro isolado do poder. Trata-se de reinventar a própria política, reinventar o governo e a administração pública!

LEIA MAIS COLUNAS DE ASTOR WARTCHOW

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.