Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Aventura

Santa Cruz do Sul é cenário das etapas de abertura do Gaúcho de Rally 4×4 Regularidade

O Campeonato Gaúcho de Rally 4×4 Regularidade terá 12 etapas em 2015 e as duas primeiras serão realizadas em Santa Cruz do Sul no próximo final de semana, entre os dias 27 e 28. A realização da competição é da América Sul Off-Road, com organização do Rally Clube e supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo. As outras etapas serão em Taquari (maio), Mostardas (junho), Osório (agosto) e Cambará do Sul (outubro.

A iniciativa busca desenvolver e apoiar o esporte, integrar os participantes e a comunidade local, oferecer roteiros para utilização dos veículos 4×4, promover ações sociais, fortalecer o turismo, oportunizar a divulgação de marcas e produtos e conscientizar sobre a importância de preservar o meio-ambiente. A competição é dividida nas categorias graduados (experientes), turismo (novatos) e passeio.

Publicidade

Santa Cruz do Sul abre a temporada com duas etapas
Foto: Divulgação/América Sul Off-Road

Na sexta-feira, um carro de som passará pela ruas para fazer a divulgação e um verdadeiro circo será montado na Praça da Bandeira ainda pela manhã, com a presença de estandes dos patrocinadores e recepção dos participantes. Às 17 horas, a secretaria abre para a confirmação de inscrições e entrega de materiais. Uma hora depois, os veículos começam a ser vistoriados. O desfile começa às 20 horas e às 21 horas acontece a definição do grid de largada.

A programação recomeça no sábado, às 8 horas, com a finalização da vistoria nos veículos. O briefing com os competidores será às 10 horas. A largada do Rally 4×4 acontece às 11 horas. A categoria passeio parte uma hora mais tarde. Um passeio ciclístico pela cidade acontece às 14 horas. O projeto Centro de Convivência será às 15 horas, com a presença de crianças que receberão lanches e brinquedos, em parceria com o gabinete da vice-prefeita Helena Hermany. A escola de samba Imperatriz do Sol, campeã do Carnaval 2015, vai animar o público na Praça da Bandeira às 15h30. A festa de retorno dos veículos acontece às 16 horas. Um confraternização e sorteio de brindes está prevista para 17 horas. A entrega das premiações no pódio encerra a programação às 18 horas.

Publicidade

Provas começam para valer no sábado, às 11 horas
Foto: Divulgação/América Sul Off-Road

Entre pilotos, navegadores, mecânicos e familiares são mais de 120 pessoas diretamente envolvidas. Estradas pavimentadas, secundárias, privadas ou abandonadas, circuitos especiais e trajetos off-road fazem parte do roteiro. Em 2014 80% dos trajetos foram feitos em locais privados, geralmente dentro de áreas de reflorestamento, com as devidas autorizações de cada empresa responsável.

Publicidade

Os participantes devem percorrer determinados trechos em velocidades ou tempo pré-estabelecidos, diferente da maioria das competições automobilísticas onde vence quem chega primeiro. A cada competidor é fornecida uma planilha (livro de bordo), informando o percurso e as médias da prova. A dupla deve seguir as orientações do livro de bordo que tem todas as informações necessárias à equipe. O objetivo é conseguir manter a média imposta, passando por todos os postos de cronometragem (PCs), pré-determinados no percurso, no tempo mais próximo possível do especificado, na ficha técnica. Vence quem perder menos pontos ao longo do caminho.

Outras informações
Fone:(51) 3443-5636/9138-9932/9110-8221

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.