Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Basquete

Morre Earl Lloyd, primeiro atleta negro a jogar a NBA

O americano Earl Lloyd, primeiro jogador de basquete negro a ter disputado uma partida da NBA, morreu nesta quinta-feira, 26, aos 86 anos. O anúncio foi feito por Brian Hemphill, presidente da Universidade do Estado de Virginia, sua antiga universidade. “Quando Earl saiu da quadra naquele fatídico dia em 1950, esse homem notável conquistou merecidamente seu lugar na história do movimento pelos direitos civis e, mais importante, ele abriu a porta para a igualdade na América”, disse Hemphill.

Em 31 de outubro de 1950, Lloyd entrou em quadra contra o Wahington Capitals, muito tempo antes do “Civil Rights Act” de 1964 declarar que toda discriminação (de etnia, cor, religião ou sexo) seria considerada ilegal nos Estados Unidos.

Campeão

Publicidade

Em 1955, Lloyd conquistou o título de campeão da NBA jogando pelos Syracuse Nationals, tendo se tornado então o primeiro negro a conseguir o feito. Em 2003, ele foi incluído no Hall da Fama do Basquete, que homenageia os maiores jogadores e personalidades do esporte.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.