Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Compras

Black Friday Brasil

Estamos perto de mais uma Black Friday Brasil, agendada para o próximo dia 27 de novembro. O assunto está “bombando’, principalmente na internet, onde chovem anúncios de ofertas. Muitas, não são só para o dia 27/11, mas para vários dias, inclusive antecipados,  ou até para o mês inteiro. O fato é que, em tempos de queda nas vendas, uma promoção como esta da Black Friday sempre é capaz de alavancar negócios  e melhorar um pouco os números do comércio para este ano de 2015.

O que é a Black Friday Brasil? É uma mega promoção que promete descontos de até 80% em muitos produtos, em quase todos os setores: eletrodomésticos, móveis, notebooks, smartphones, roupas, livros, enfim, em quase tudo. As lojas aproveitam para fazer a “troca do estoque”, “desovar” produtos que, por algum motivo, não saíram e comprar produtos novos para o Natal e Ano novo. Os consumidores, por sua vez, para realizar algum sonho de consumo, há muito aguardado, e com o preço mais em conta agora é possível.

Onde e como começou? Iniciada em 1961, na Filadélfia, nos Estados Unidos, a Flack Friday é um dos maiores eventos de compras  dos americanos. Acontece na sexta-feira posterior ao Dia de Ação de Graças – um dos dias mais importantes celebrados pelos americanos, sempre na quarta quinta feira do mês de novembro –  e dá início à temporada de compras natalinas, na maioria das lojas de varejo. Dizem que a expressão Black Friday foi criada pela polícia  para designar o dia de muitas confusões, envolvendo pessoas exaltadas  que disputavam a tapa artigos em promoção, num legítimo vale tudo. Além disso,  ruas da cidade  ficavam um caos por causa do grande número de pedestres, aproveitando o feriado da sexta-feira para ir às compras,  e o intenso tráfego de carros, provocando  enormes congestionamentos . Outra curiosidade é que as lojas aproveitavam essa data para “sair do vermelho”, ou seja, “ficavam no preto” (aqui no Brasil, diríamos que ficavam no “azul”).

Publicidade

No Brasil – Aos poucos, a Black Friday também vai conquistando o Brasil, estando em sua sexta  edição. A primeira Black Friday foi realizada em 26 de novembro de 2010, totalmente on line, por iniciativa de uma empresa especializada em descontos na web. Mas, como já dizia o Velho Guerreiro, Chacrinha  – “aqui, nada se cria, tudo se copia” -, o que, evidentemente, nem sempre é verdade, as versões anteriores apresentaram problemas, alguns de ordem técnica,  como a lentidão dos sistemas, erros de programação ou, simplesmente, sites de empresas participantes fora do ar. Outros, entretanto, talvez fruto da nossa cultura de levar vantagem em tudo, foi a falta de caráter mesmo, como o de aumentar preços  na semana ou dias anteriores  e, no dia da promoção, dar um desconto, praticando, na verdade, o  preço normal de venda, o que frustrou  os consumidores e foi  objeto de investigação e notificação de varejistas por parte do Procon. Daí, a criação da expressão Black Fraude que circulou pela internet ou, então, a frase que dizia  “ tudo pela metade do dobro do preço”.

Cuidados – Pensando em oferecer subsídios para o consumidor ficar mais tranquilo, evitando cair em pegadinhas ou maquiagem de preços,  a equipe Criando Riqueza, da Empiricus, preparou uma lista de cuidados que se deve ter para bem aproveitar – ou não – a Black Friday Brasil deste ano:
1º) não comprar nada que esteja fora do orçamento: não adianta obter um bom desconto na compra de algum produto e ter que pagar juros do cheque especial ou, pior ainda, entrar no  rotativo do cartão de crédito;
2º) consultar sites de comparação de preços: às vezes, o mesmo produto com desconto numa loja custa mais que o preço normal de outra;
3º) aproveitar as oportunidades dos prazos de entrega;
4º) investigar as formas de pagamento;
5º) comprar em sites conhecidos: é arriscado querer aproveitar descontos de lojas pouco conhecidas;
6º) navegar apenas em sites seguros: verificar se os sites têm os selos de segurança e se a barra de endereço do navegado tem um cadeado; o selo do Black Friday Legal significa que a loja e sites passaram pelo processo de capacitação, comprometimento e  avaliação promovido pela câmara-e.net; o selo pretende eliminar também a maquiagem de preço, quer dizer, aumentar o preço antes da promoção para depois conceder um desconto;
7º) guardar os comprovantes de compra, o que inclui  também os e-mails e as confirmações de compra;
8º) ficar atento às propagandas: exigir seus direitos caso o preço cobrado seja maior que o anunciado;
9º) buscar descontos, tanto nas lojas físicas quanto nas online: nas lojas físicas, existe a possibilidade  da negociação de um desconto maior ou condição melhor.

Publicidade

Qualquer promoção, especialmente a Black Friday, é uma  oportunidades para adquirir algum bem que se estava “namorando” já há algum tempo, mas que o preço  muito alto ou  além das possibilidades não estavam permitindo. É, também, uma ótima oportunidade para antecipar a compra dos presentes de Natal. Mesmo assim, deve ser antecedido por um planejamento. Mais importante do que fazer uma compra com um desconto significativo, às vezes no “ôba-ôba”, influenciado pela propaganda e levado pelo impulso consumista,  é fazer compras de forma racional.

Por isso, é tão importante a educação financeira que trabalha com mais ênfase a questão comportamental. Todos sabem que não se deve gastar mais do que se ganha, mas, devido à falta de educação financeira, este princípio básico é, facilmente, ignorado. E educação financeira também se aprende. Existem inúmeras iniciativas no Brasil. Uma delas é a DSOP – Educação Financeira que vai além das recomendações técnicas, usualmente ensinadas,  como a necessidade de  elaborar e cumprir um orçamento, saber alguns cálculos, fazer pesquisa de preço. São cuidados importantes, sem dúvida,  mas que precisam ser acompanhados pela mudança de comportamento.

Publicidade

Por fim, lembrar-se de agradecer, pois, se  a Black Friday  está sendo introduzida e aceita, em larga escala no Brasil, o mesmo ainda não acontece com o Dia de Ação de Graças, que passa batido por aqui.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.