Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação financeira

Crianças e dinheiro: uma relação cada vez mais precoce

Há poucos dias, o calendário de eventos marcou o Dia da Criança. Foi motivo para presentear os pequenos e enchê-los de mimos, além de ter impulsionado os negócios pertinentes com a data que, neste ano, tiveram uma pequena melhora com relação aos anos anteriores. Mas, o Dia da Criança não se esgota com os presentes e os negócios das lojas: a data sugere que se façam outras considerações.

Muitas pessoas de mais idade ou jovens há mais tempo lembram que, já entrando na adolescência, ainda acreditavam em Papai Noel e cegonha. Hoje, as crianças cada vez mais cedo não acreditam mais nessas estórias; em contrapartida, elas acham que para ter dinheiro basta chegar num terminal eletrônico, inserir um cartão magnético, digitar alguns números e, pronto! A máquina joga várias cédulas, às vezes ainda com jeito e cheirinho de novas.

Publicidade

Quem acha que seus filhos são muito pequenos para conversarem sobre dinheiro, provavelmente está enganado. É que crianças e dinheiro é uma combinação cada vez mais precoce. Um belo dia, sem que os pais ou responsáveis se deem conta, a criança que mal consegue articular algumas palavras ou frases, mas que, por natureza, é curiosa e presta atenção em conversas e situações, entende que existe dinheiro, sabe quem o tem e que com ele pode comprar coisas coloridas, divertidas e gostosas. Está chegando a hora, então, de acordo com a maturidade da criança, a começar a falar sobre dinheiro com elas.

O sonho de todos os pais, principalmente quando não nasceram em berço de ouro e tiveram que batalhar, desde jovens, para ter uma vida equilibrada ou até próspera, é que seus filhos não precisem passar por dificuldades financeiras quando forem adultos. Ao mesmo tempo, por estarem inseridas numa sociedade que privilegia o ter, em detrimento do ser, a preocupação também é evitar que se tornem consumistas. Na avaliação de Reinaldo Domingos, criador da DSOP Educação Financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), “a falta de paciência e o constante desejo por coisas novas são indícios de que as crianças e jovem pode estar se tornando consumistas e devem ser educados financeiramente. O ideal é que aprendam, o quanto antes, a poupar para conquistar seus sonhos”.

Para desenvolver uma relação saudável com o dinheiro, desde cedo, e, assim, formar adultos protagonistas de suas vidas financeiras, os pais ou responsáveis devem observar alguns pontos, extraídos de recomendações de Reinaldo Domingos, citado anteriormente, e do site Como Investir:

Publicidade

1º) Ser exemplo: mesmo muito pequenas, as crianças observam como os pais ou responsáveis lidam com o dinheiro; se os pais e família não tem uma relação saudável com o dinheiro, discutindo frequentemente por causa dele, só passarão exemplos negativos aos filhos;

2º) Ensinar no dia a dia: aproveitar as situações práticas para ensinar alguma coisa sobre o dinheiro; se a criança ou jovem pedir um brinquedo ou algum produto de moda que custam mais caro, mostrar que aquele item requer mais dinheiro do que um simples chocolate; dizer, simplesmente, que é muito caro pode encerrar o assunto para o adulto, mas para a criança ou jovem talvez não, por não entender o motivo da negação, criando um tabu com o dinheiro;

3º) Adotar o cofrinho: o bom e velho cofrinho é uma ferramenta simples para explicar o valor das moedas, poupando um pouquinho a cada dia para conseguir juntar o dinheiro suficiente para comprar algo no futuro; interessante seria instituir cofrinhos de tamanhos e cores diferentes para cada sonho: de curto prazo (para realizar em até um mês); de médio prazo (até seis meses) e longo prazo (até um ano);

Publicidade

Foto: Divulgação

 

4º) Dar mesada (ou semanada): se a criança ou jovem pede dinheiro com frequência, é recomendado instituir a mesada ou semanada, quando a criança for de pouca idade (por volta de 3 anos), não tendo ainda noção de tempo; conforme orientação de especialistas, levando em conta a renda e condições financeiras da família, o valor deve ser estipulado de acordo com a faixa etária da criança: de 3 aos 5 anos, poderia ser de R$ 2 por semana; dos 6 aos 10 anos, R$ 1 por idade, por semana; dos 10 aos 13 anos, a quantia já seria entregue mensalmente e deve ser suficiente para os gastos com lanches na escola, cinema, jogos, brinquedos; a partir dos 13 anos, a mesada deve cobrir todos os gastos que os filhos ou enteados tem fora de casa, inclusive viagens com amigos e as baladas; é importante, também, que a mesada seja entregue no dia combinado;

5º) Conversar sobre sonhos: toda a criança e jovem tem sonhos que quer realizar, os quais podem ser materiais ou não materiais; para os sonhos não materiais, conversar com eles, trocando ideias sobre cada um deles; já para os materiais, ajudar a elaborar um plano – um pequeno orçamento -, prevendo os gastos e o valor que vai guardar para realizar esses sonhos.

Publicidade

Dos mais de 60 milhões de inadimplentes, no Brasil, certamente um grande número deles são pessoas jovens, que estão iniciando sua vida profissional. A inexperiência no trato com o dinheiro, os impulsos consumistas e as facilidades de obter crédito fazem com que esse número não pare de crescer. Para não chegar a essa situação, é preciso aprender educação financeira, desde criança. Algumas escolas até já ensinam algumas técnicas como calcular juros compostos, fazer pesquisas de preços, mas que são esquecidas, igual a trigonometria. É que falta trabalhar o comportamento das crianças e jovens com relação ao dinheiro: aprender a planejar para realizar sonhos e objetivos, saber quanto eles custam, quanto tempo levará para realizá-los e, principalmente, quanto dinheiro vai reservar mensalmente para a finalidade. Isso tudo já pode ser aprendido a partir dos 3 ou 4 anos, desde que alguém o ensine.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.