Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cozinha

Quer fazer um acompanhamento com batatas? Aprenda a receita

Nativa das Américas Central e Sul, as batatas fizeram muito sucesso na Europa após as colonizações, tornando-se alimento de base em várias culturas. Hoje, é a hortaliça mais produzida no mundo. Não sem explicação: as batatas são fonte de energia (pela grande concentração de amido) e bastante saborosas. Não há melhor complemento para o hambúrguer do que as batatas fritas, tubérculos cortados em bastonetes e submersos em óleo quente até ficarem crocantes, não é mesmo?

As batatas podem ser cozidas, assadas, fritas, gratinadas ou virar purê, entre uma infinidade de outras preparações. Na receita de hoje, elas serão levadas ao forno com casca e tudo, de onde sairão macias por dentro e ligeiramente crocantes por fora, já temperadas e com um suave aroma de alho. Como acompanhamento, a maionese caseira é a dica.

Ingredientes

Batatas

Publicidade

  • 1 quilo de batatas (bolinhas)
  • 3 colheres (sopa) de óleo de girassol
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 5 dentes de alho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Maionese

  • 1 ovo
  • Suco de meio limão
  • 1 colheres (sopa) de mostarda
  • Óleo de milho ou girassol (quanto baste)

Rendimento: 6 porções

Publicidade

 

Modo de preparo

>> Lave e corte ao meio as batatas. Em uma tigela, adicione a elas o óleo e o azeite. Tempere com sal e pimenta, misturando bem.

>> Coloque as batatas em uma assadeira com a parte cortada virada para baixo. Acrescente os dentes de alho, que devem estar inteiros e com casca, mas levemente amassados.

Publicidade

>> Leve ao forno médio. Quando as batatas estiverem douradas em baixo, vire-as e espere que dourem do outro lado.

>> Enquanto a receita assa, faça a maionese: no liquidificador, bata levemente o ovo inteiro, o suco de limão e a mostarda. Vá adicionando o óleo em fio, sem desligar o aparelho. Pare quando o creme estiver com consistência bem durinha. Sirva as batatas com a maionese.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.