Rabanete assado com tomilho

29/09/2019 23:35:15
Foto: Divulgação

Olá, cozinheiros! A receita de hoje é para arrepiar os cabelos de quem é chato para comer, já que vamos falar de um vegetal relativamente controverso. Quem estrela o texto de hoje é o rabanete, parte do caule da planta, de formato arredondado e geralmente com casca de uma cor rosa forte, lindíssima, apesar de haver variações de tom. Também é possível encontrar não com tanta dificuldade rabanetes brancos e quase roxos e versões (mais raras) bastante peculiares, como os pretos e até bicolores.

Primo do nabo e do repolho, ele é crocante e picante, visto (e muitas vezes ignorado) normalmente em saladas cruas. Mas é possível suavizar as características que mais desagradam as pessoas de forma bem simples. De quebra, o rabanete se torna acompanhamento para as refeições ou opção de aperitivo e snack.

A receita de hoje traz os bem simples rabanetes assados com tomilho. O toque especial e imprescindível é o suco de limão, que confere ao prato uma acidez complementar muito saborosa. Raspas da fruta também podem ser adicionadas para dar mais sabor. A graça é que é possível fazer uma série de combinações. Vão bem também, secos ou frescos, alecrim, orégano, sálvia e manjericão.

A dica é respeitar o tempo do cozimento. Muito calor vai deixar o rabanete mole e sem sabor. O interessante é tê-lo menos pungente, mas ainda crocante. Minha sugestão para comer o vegetal quentinho é acompanhando uma carne vermelha.

Se preferir fazer uma salada ou aperitivo, colocar um pouco mais de azeite e criar uma espécie de conserva é o ideal. Quem é fitness e curte sabores diferentes pode até levar de lanchinho no trabalho. Mas é bom avisar os colegas, porque o “croc-croc” é bem alto!

 

Ingredientes
10 rabanetes
Suco de um limão taiti
1 colher (sopa) de açúcar demerara
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de tomilho seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil

MODO DE FAZER
1 - Lave bem os rabanetes. Tire as pontas e corte ao meio
2 - Em uma tigela, misture todos os ingredientes
3 - Coloque os rabanetes temperados em uma assadeira
4 - Asse por cerca de 25 minutos, em forno médio, até que os rabanetes dourem. Eles devem ficar macios, mas sem perder totalmente a crocância

Postado por
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações