6 dicas para ensinar crianças a poupar dinheiro

04/02/2019 09:08:33
Foto: Divulgação

Todo hábito presente na vida da sociedade é algo que pode ser construído desde mais novo ou até com mais idade. O costume de poupar dinheiro desde cedo, por exemplo, infelizmente não é algo muito presente na vida da maior parte da população, especialmente dos brasileiros. Para educar suas crianças a lidarem com dinheiro precocemente e se tornarem adultos conscientes, confira estas dicas do Juros Baixos com algumas dicas de como ensiná-las a poupar dinheiro.

1 - Dê a famosa mesada

Avise a criança de que este será o único dinheiro que ela irá receber no mês, então é para que ela pense bem antes de gastar. Não dê mais dinheiro até o próximo pagamento, senão irá mal acostumá-la.

6 a 8 anos - Semanal

8 a 12 anos - Quinzenal

+12 anos - Mensal

2 - Faça-as anotar os gastos

Para isso é sempre bom dar o exemplo. Passe a anotar os gastos da casa e ajude as crianças a fazerem o mesmo. Dessa forma vocês passam a ter noção de com que estão gastando excessivamente.

3 - Incentive objetivos

É necessário estimular as crianças a terem um objetivo para gastar seu dinheiro. Por exemplo, poupar parte da mesada para, em alguns meses, comprar um jogo de videogame, ou até mesmo ajudar a pagar um novo celular.

4 - Leve-as ao mercado

Para as crianças menores, limite o número de guloseimas que elas poderão escolher. Já para as maiores, dê um limite monetário para ela se acostumar a fazer seus gostos caberem no orçamento.

5 - Ensine-as sobre valor

Muitas crianças não dão valor aos brinquedos, pois sentem que só é preciso pedir para ganhar algo, já que nunca passaram por dificuldades. Estimule a doação de brinquedos para a caridade e mostre que dinheiro não nasce em árvore, e sim do esforço.

6 - Estimule a poupança

É essencial ensinar as crianças a terem uma reserva de emergência. Por isso, indique que elas poupem cerca de 20% da mesada para situações imprevistas, como a tela rachada de um celular ou o controle do videogame que parou de funcionar.

Postado por MICHELLE TREICHEL- michelle@gazetadosul.com.br

Comentários postados:

Maria Lúcia Barbosa
04/02/2019 16:58:30
Criei minha filha assim. Exatamente como diz essas 6 dicas. Até parece que fui eu que escrevi. ????????. Hoje ela está com 32 anos. É controlada,Sempre econômica e poupadora. Desde criança era assim. Evitar o desperdício.
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações