Acidentes de carro aumentam com as chuvas. Tome alguns cuidados!

02/05/2018 11:06:37
Foto: Divulgação

O Brasil é um país tropical, e os primeiros meses do ano, até meados de abril, fazem parte do período de maior fluxo de chuvas, na maior parte do território nacional. Tanta água pode ser muito bom em alguns aspectos sociais, mas muito ruim em outros. Quem dirige entende bem sobre o assunto.

Dirigir sob fortes chuvas ou temporais pode ser uma tarefa bem complicada e, por vezes, muito perigosa, já que nessas condições as ruas tendem a ficar mais escorregadias, além de diversos outros problemas que podem aumentar as chances de acidentes de carro. Por isso, preparamos esse artigo com dicas para que você possa evitar acidentes de carro e ter mais segurança nesse período.

Garanta uma boa visibilidade

Esteja seguro de que tudo o que é preciso para ter uma boa visibilidade estará disponível. Um dos itens primordiais para garantir uma boa visibilidade são os limpadores do para-brisa, que devem estar sempre funcionando perfeitamente, a fim de garantir que a água da chuva não se acumulará no vidro, atrapalhando a visão do motorista.

Outro item fundamental para uma boa visibilidade são as lanternas. Elas são responsáveis por iluminar vias e ambientes por onde o carro trafegará e são muito mais utilizadas em dias chuvosos, que costumam ser mais escuros que o normal.

As luzes de sinalização também precisam estar sempre bem reguladas e deve-se evitar usar farol alto em caso de neblina, pois ele pode ofuscar a visão do motorista que vem na mão contrária, provocando acidentes.

Fique atento aos pneus

A água na pista diminui o atrito do pneu e o solo, promovendo um fenômeno chamado aquaplanagem, que faz com que o motorista perca o controle do veículo e provoque graves acidentes de carro. Por isso, é altamente recomendado que os sulcos (rachaduras da borracha) dos pneus sejam sempre verificados, já que são eles os responsáveis por sinalizar a condição do pneu.

Caso eles estejam menores que o limite permitido, realize a troca o mais breve possível.

Tenha atenção redobrada com os freios

É de extrema importância que você conheça o sistema de freios do seu veículo. Cada carro possui um sistema de frenagem e tempos de parada distintos, que, quando em pista molhada, acabam se tornando ainda maiores.

Portanto, esteja por dentro do funcionamento dos seus freios, e verifique com frequência o estado dos discos, cilindros e a necessidade de troca do fluido dos freios.

Outras dicas para evitar acidentes no período de chuvas

Nessa época existe uma incidência maior de raios, alagamentos, quedas de árvores e chuvas acompanhadas de granizo, situações que, além de complicarem o trânsito, ainda podem danificar muito o veículo e causar maiores acidentes de carro.

Por isso, vale a pena estar sempre atento às condições das vias por onde você precisará trafegar, e os lugares onde irá estacionar, pois assim evitará maiores problemas e acidentes de carro. Caso você tenha um seguro de carro, poderá ficar mais tranquilo em relação a essas situações, já que a maioria possui cobertura sobre esses casos.

Porém, seja com ou sem seguro, a prudência é a melhor dica para ficar atento aos perigos de acidentes que aumentam com as chuvas.

Postado por Redação Portal Gaz- redacao@portalgaz.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações