Saiba qual é o melhor calçado na hora de dirigir

02/01/2019 09:53:17
Foto: Reprodução

Existem muitos detalhes importantes que devem ser considerados na hora de manter a segurança ao volante. Além do uso obrigatório do cinto de segurança e do bom posicionamento do espelho e retrovisores, é fundamental que a motorista esteja atenta ao calçado que usa para dirigir.

Muitos modelos de calçados não são adequados para dirigir, justamente por não promoverem a segurança e aderência necessárias para o uso dos pedais. Neste artigo você entenderá melhor o assunto e conhecerá qual é o melhor calçado na hora de dirigir.

Lei sobre o calçado na hora de dirigir

Conforme o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, os motoristas são proibidos de conduzir um veículo com um calçado que não sejam firme aos pés, promovendo segurança nos movimentos e utilização dos pedais.

Esta norma está descrita no artigo 252 do CTB. Caso um motorista seja pego infringindo esta regra poderá ser penalizado com uma multa de nível médio no valor de R$ 130,16 e a perda de quatro pontos na CNH.

Vale ressaltar que, apesar de não ser proibido pela lei a condução de um veículo descalço, esta não é a atitude mais recomendada, uma vez que quando usamos um calçado de solado firme, promovemos mais força na utilização do pedal.

Descubra qual é o melhor calçado na hora de dirigir

Se existe uma coisa que as mulheres amam são os calçados - de cores, saltos, modelos e materiais diferentes. No entanto, nem sempre é possível saber se aquele sapato lindo é adequado para dirigir.

Na tabela a seguir você poderá ver mais sobre os modelos e as recomendações sobre eles na hora de dirigir. Assim, será muito mais fácil escolher o calçado na hora de compor o look.

 

Modelo

Recomendação

Motivo

Salto alto

Proibido

Independentemente do modelo, os saltos altos não são permitidos porque impedem, por exemplo, o acionamento completo do pedal do freio, em uma emergência.

Salto baixo

Permitido

Os saltos mais baixos e grossos são permitidos, mas ainda não são muito indicados.

Sandálias rasteiras

Permitido

As sandálias de salto baixíssimo ou sem salto, conhecidas como rasteirinhas são permitidas, contanto que sejam presas ao calcanhar.

Rasteirinhas (chinelo)

Proibido

Qualquer sandália ou chinelo no formato em que o calçado não seja fixo no calcanhar é proibido.

Sapatilhas

Permitido

As sapatilhas são muito indicadas na hora de dirigir. Além delas não contarem com saltos e serem fechadas e bem fixas aos pés, também são muito confortáveis.

Tênis

Permitido

Todos os modelos (exceto aqueles de salto) de tênis são apropriados e muito recomendados na hora de dirigir.

sapatos sem salto

Permitido

Assim como os tênis e as sapatilhas, os calçados sem salto, como os mocassins, também são muito indicados na hora de dirigir. Eles promovem muito conforto e estabilidade.

sandália ‘anabela’

Proibido

Independente da sandália ter um salto alto ou baixo, curvado ou reto, este modelo não é recomendado na hora de dirigir.

tamancos

Proibido

Com ou sem salto, os tamancos também não são permitidos porque são soltos no calcanhar.

Bicos finos

Proibido

Os calçados de bico fico, independente do modelo, não são indicados na hora de dirigir. Eles podem causar problemas na troca de pedal ou mesmo se prenderem.

Solados lisos

Proibido

Os calçados de solado liso também não são recomendados, visto que não possuem nenhuma aderência no uso dos pedais.

Se você não quer arriscar seu look, o mais indicado é que escolha um sapato confortável entre os modelos permitidos. Assim, nem a sua segurança, nem seu visual, correrão riscos.

Fonte: Smartia Seguros, Detran MS

Postado por Redação Portal Gaz- redacao@portalgaz.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações