Sandero, Logan e Stepway: renovados, confortáveis e seguros

06/08/2019 22:31:22
Foto: Divulgação

Poucos dias após a divulgação das primeiras imagens não oficiais da linha 2020 do Sandero, Logan e do Stepway, a Renault revelou todos os detalhes dos carros, que chegam ao mercado com novo design, mais conforto e segurança sem abrir mão de características como espaço interno e robustez.  

Com design renovado, os modelos chamam a atenção pelos para-choques dianteiros e a assinatura luminosa com luzes diurnas de led, no formato de “C” ao redor dos faróis, que alonga a dianteira. Alinhado com a identidade mundial da marca, a grade agora traz detalhes cromados.

No caso do Sandero e da sua versão aventureira, a Stepway, os diferenciais são as lanternas traseiras de led que invadem a tampa do porta-malas, dando personalidade e dinamismo.

O interior é composto por novos materiais. O teto agora é escuro, o que dá a sensação de um ambiente mais sofisticado. As portas têm acabamento em tecido ou couro, dependendo da versão. O volante em couro apresenta detalhes em cromo, proporcionando um toque esportivo.  

Os bancos também mudaram e têm novos padrões de revestimentos, com estilo mais moderno e minimalista. Agora eles estão mais largos e com espumas espessas em um formato que garante conforto e ergonomia.

“Sandero, Logan e Stepway foram os responsáveis pelo crescimento da Renault na segunda metade dos anos 2000. As novidades de design, conforto e segurança deixam os modelos ainda mais atrativos”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Agora Sandero, Logan e Stepway com motor 1.6 SCe passam a ter opções com transmissão automática CVT X-Tronic, que agrada àqueles que buscam conforto no dia a dia. Como esse câmbio não tem trocas de marchas, a condução é sempre suave.

Perfil

Todas as configurações com câmbio CVT X-Tronic trazem ainda de série rodas de 16 polegadas e novos detalhes externos, como as molduras nas caixas de rodas, que os diferenciam das versões com câmbio manual.

Sandero, Logan e Stepway são equipados com Media Evolution, a nova central multimídia com tecnologia Android Auto e Apple Carplay, permitindo usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de WhatsApp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque. O Media Evolution ainda traz as funções bluetooth, câmera de ré (em algumas versões), Eco Scoring e Eco Coaching – que ajudam o motorista a economizar combustível auxiliando na maneira de dirigir –, acessadas diretamente no carro.  

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Outra novidade em comum é a chave tipo canivete, com comando de abertura e fechamento das portas. Além de prática e moderna, esconde a parte metálica quando não está sendo usada, ocupando menos espaço na hora de guardar no bolso ou na bolsa.
 
A nomenclatura das versões passa a seguir a mesma usada globalmente pela Renault: Life, Zen, Intense e Iconic (disponível apenas para Stepway e Logan). Os motores são os 1.0 SCe, de três cilindros, e o 1.6 SCe.
 
Os três modelos serão vendidos também pela Loja Renault (loja.renault.com.br), como já acontece com o Kwid, que inovou ao lançar, em 2018, uma plataforma para a compra de veículos.

Motores evoluem e garantem desempenho com economia

Desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas e produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, os motores destacam-se pelo maior desempenho e prazer ao dirigir. O 1.0 SCe 12V de três cilindros tem duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, tecnologia inédita entre os motores de entrada, oferecendo 90% do torque máximo já a 2.000 rpm. A potência é de 82 cv com etanol.

Já o 1.6 SCe 16V de quatro cilindros traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. A potência máxima é de 118 cv quando abastecido com etanol.

O 1.6 SCe traz ainda o sistema Stop&Start, na versão com câmbio manual, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas. Esse sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível.

Câmbio
A transmissão CVT X-Tronic proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. Ela oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas.

As acelerações do CVT X-Tronic são constantes e eficientes. O seu desenvolvimento foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.

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SANDERO

Desde que foi lançado no Brasil, o Sandero se tornou referência no mercado pelos maiores espaço interno e porta-malas da categoria, além de  robustez.  Com 4.070 mm de comprimento, entre-eixos de 2.590 mm e porta-malas de 320 litros, ele tem capacidade para cinco passageiros. O modelo é oferecido nas versões: Life (com motor 1.0 SCe e câmbio manual), Zen (com motor 1.0 SCe ou 1.6 SCe e transmissão manual ou CVT X-Tronic), Intense (com motor 1.6 SCe e câmbio CVT X-Tronic) e R.S. 2.0 (com propulsor 2.0 e câmbio manual de seis marchas). O Sandero tem preço a partir de R$ 46.990,00 na versão Life 1.0, a mais básica, que vem com quatro air bags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 15 polegadas. Na configuração RS, topo de linha, o valor sugerido é de R$ 69.690,00.

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LOGAN

Quando chegou ao Brasil em 2007, o Logan rapidamente caiu no gosto dos consumidores. Agora na linha 2020, o sedã traz mais conforto com a opção do câmbio automático CVT X-Tronic e segurança com os quatro air bags de série em todas as configurações e um novo visual. Nas opções com câmbio CVT X-Tronic (Intense e Iconic), o sedã tem altura elevada da carroceria e molduras nas caixas de roda que dão mais imponência. Seu entre-eixos tem 2.635 mm e o porta-malas, de 510 litros, é um dos maiores do segmento. 

Assim como no Sandero, o único opcional no novo Logan é a pintura branca ou metálica. A R$ 50.490, a versão Life, a primeira da gama, tem quatro air bags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 16 polegadas. O Logan Iconic 1.6 CVT X-Tronic, o mais completo da família, tem valor a partir de R$ 71.090,00.

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STEPWAY

O visual do Stepway sempre foi um dos seus diferenciais. A maior altura do solo – 185 mm, 45 mm a mais que o Sandero com câmbio manual – facilita a condução do dia a dia. A posição de dirigir elevada é outro destaque do modelo. Agora na linha 2020, ele está mais robusto com um novo para-choque dianteiro com apliques em cromado nos faróis de neblina e skis (dianteiros e traseiros) na cor prata, que reforçam ainda mais o visual SUV. As lanternas com tecnologia em led, com máscara preta, conferem um estilo único ao Stepway.

O modelo tem motor 1.6 SCe e três versões de acabamento: Zen, com câmbio manual, Intense com câmbio CVT X-Ttronic, e Iconic, com câmbio CVT X-Tronic. Os preços partem de R$ 61.190,00 na opção Zen 1.6, que já vem com quatro air bags (dois frontais e dois laterais), Isofix, sensor de  estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, stop&start e rodas de 16 polegadas. O Stepway Iconic 1.6 CVT X-Tronic é o mais completo da gama e sai por R$ 73.090,00.

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Segurança

No quesito segurança, todas as versões dos veículos trazem de série quatro air bags (dois frontais e dois laterais), além de duas fixações Isofix para cadeirinhas infantis no banco traseiro e estrutura da carroceria reforçada. As configurações equipadas com o câmbio CVT X-Tronic, e também a esportiva R.S. 2.0, oferecem ainda controle eletrônico de estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampas (HSA), proporcionando mais segurança em todas as situações.

Postado por DEJAIR MACHADO- dejair@gazetadosul.com.br
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