Honda Civic: reestilizado e mais completo

13/08/2019 21:28:55
Foto: Divulgação

A linha 2020 do Civic marca a chegada da décima geração do sedã e também uma das suas mais extensas renovações. Apresentada há poucos dias, a nova linha tem como novidades as mudanças visuais e a introdução da versão LX, uma opção que reúne elementos que consagraram o modelo, mas com o diferencial do custo-benefício.

Desde a nova configuração, o Civic oferece um pacote completo de equipamentos em que se destacam: ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão Econ de modo de condução econômico, vidros elétricos com função um toque, sistema de áudio (cinco polegadas para a versão LX e sete polegadas touchscreen com Apple CarPlay e Android Auto para demais) e comandos no volante, câmera para manobras em ré, bem como rodas de liga leve de 17 polegadas e transmissão CVT em todas as versões.

Para o modelo 2020, as novidades começam com a introdução do sistema de monitoramento de pressão dos pneus. A tecnologia identifica se uma das rodas tem sua pressão reduzida, indicando no painel a anormalidade para o condutor.

A versão Sport, por sua vez, passa a adotar o acendimento automático dos faróis de série, além de receber o multimídia touchscreen de 7 polegadas, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, enquanto o modelo EX amplia seu custo-benefício com a adoção de sistema de áudio com oito alto-falantes, bancos em couro e retrovisor interno fotocrômico.

O Civic EXL incorpora todos esses itens e ainda oferece novas tecnologias, como o sensor de chuva e o sistema Smart Key, que elimina a necessidade da chave para a abertura e partida do veículo – que agora é feita por meio do botão Push Start. Outro avanço que amplia o conforto no EXL – e que também passa a ser oferecido na versão Touring – é a adição de saídas do ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro.
Por fim, a versão Touring adota equipamentos que ampliam o conforto para os ocupantes. A começar pelo sistema premium audio, com 452 watts de potência e dez alto-falantes, incluindo alto falante central e subwoofer, que ampliam a qualidade do som para os ocupantes. Essa opção incorpora ainda o sistema de recarga de celulares sem fio no console central, por indução, bem como o assento elétrico do motorista ganha ajuste lombar com quatro direções por botões, permitindo um acerto mais preciso e confortável da posição de direção.

Design aprimorado para ampliar o conforto a bordo

A linha 2020 do Civic recebeu mudanças pontuais em seu design, que ampliam a sofisticação do modelo. Na dianteira, destaque para o novo para-choque, que traz uma aparência mais horizontal e elegante, com detalhes que deixam o conjunto mais refinado. As versões LX, EX, EXL e Touring trazem grade frontal e molduras laterais do para-choque com acabamento cromado, bem como novas rodas de liga leve de dez raios de 17 polegadas, com acabamento em grafite brilhante. Na traseira, todas as versões recebem acabamento cromado na parte inferior do para-choque. Os modelos EXL e Touring trazem ainda as colunas de portas em preto brilhante.

A linha Sport, por sua vez, reforça seu caráter mais esportivo com a adoção dos acabamentos frontais e retrovisores em preto brilhante e um inédito aerofólio na tampa traseira. As rodas de liga leve de cinco raios, com acabamento diamantado escurecido, finalizam o estilo externo do modelo.

Internamente, todas as configurações passam a adotar revestimento do console central e laterais de porta em material sintético de alta qualidade. Os modelos LX e Sport trazem bancos em tecido premium na cor preta, enquanto as demais versões passam a ter duas opções de revestimento interno dos bancos em couro: preto ou cinza, dependendo da cor externa.

Quanto custa

LX....................................R$ 97.900,00
Sport..........................R$ 104.100,00
EX.................................R$ 107.600,00
EXL...............................R$ 112.600,00
Touring....................R$ 134.900,00

O CARRO

Com medidas amplas para ombros, quadris, pernas e joelhos, o Civic transmite amplitude interna e ambiente refinado. O porta-malas traz capacidade de até 525 litros (LX e Sport, 519 litros nas versões EX e EXL e 517 litros na Touring), o maior dentre todas as gerações, com posição de carregamento baixa, ampla abertura e área de carga. O console central possui 7,2 litros de capacidade, permitindo o alojamento de tablets ou de garrafas de água grandes, com a tampa fechada.

A segurança também é tratada como item de série. Todas as versões trazem air bags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, sistema de partida em aclive, sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist, luz de frenagem de emergência (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna e lanternas traseiras em led.

Desenvolvido para proporcionar alta segurança em diferentes cenários, o carro traz visibilidade frontal ampla, direção precisa, estável e previsível, e alta performance de dirigibilidade e frenagem. Isso ocorre graças a uma avançada estrutura de carroceria – incluindo a nova geração da Advanced Compatibility Engineering (ACE), que proporciona um alto grau de proteção aos ocupantes, sem comprometer o peso e aumentando a eficiência de combustível.

Foto: Divulgação

 

Tecnologia para garantir desempenho

O Civic oferece dois conjuntos motrizes. A motorização 2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cv a etanol – disponível nas versões LX, EX, EXL e Sport –, é acoplada à transmissão continuamente variável, permitindo melhor eficiência energética. A transmissão traz a opção de sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante nas versões Sport, EX e EXL.

O motor 1.5 de quatro cilindros, que equipa a versão Touring, traz turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv. Esse propulsor é acoplado a uma nova transmissão continuamente variável que entrega ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor. Tudo isso proporciona conforto e desempenho.

Postado por DEJAIR MACHADO- dejair@gazetadosul.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações