Corolla: renovado e agora com opção híbrida

24/09/2019 20:17:27
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A 12ª geração do Corolla chegou ao Brasil caracterizada pela inovação e evolução tecnológica, que o tornaram um dos carros mais vendidos globalmente. Como linha 2020, o sedã apresenta duas opções de motores: 2.0 Dynamic Force flex com transmissão de dez marchas e injeção direta, e o inédito sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão flexfuel.

Além da mudança no visual, o veículo agora passou a contar com novos itens de segurança e também itens de conectividade de última geração. Ao mesmo tempo, o sedã apresenta um desenho externo completamente renovado, trazendo um aspecto mais elegante, robusto, dinâmico e esportivo. Com a sua nova plataforma, o Corolla passa a ter um centro de gravidade mais baixo, fator que contribuiu para uma silhueta mais aerodinâmica e maior fluidez nas suas linhas.

Os designers buscaram refletir a presença com uma postura firme e uma sensação de amplitude nas dimensões do carro. Agora, por exemplo, as laterais dos para-choques dianteiro e traseiro sobressaem-se, o que confere maior robustez para o veículo.

O novo Corolla tem preços a partir de R$ 99.990,00. São três versões diferentes e duas motorizações. O Corolla com motor 2.0 Dynamic Force apresenta as configurações GLi, XEi e Altis, enquanto a exclusiva versão com sistema híbrido estará disponível apenas na versão topo de linha Altis.

Para desenvolver o carro, a Toyota investiu R$ 1 bilhão na unidade fabril de Indaiatuba, que já produziu mais de 1 milhão de Corollas desde que foi inaugurada em 1998. Também foram aplicados recursos para a produção dos motores em outra fábrica.

Conforto vem de série em todas as versões

A Toyota recheou o Corolla com itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança, fazendo dele um dos modelos mais completos de sua categoria. Desde a versão de entrada GLi, o modelo conta com ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação – (também disponível na versão Altis híbrida), banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas de alta resolução, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de oito polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, bluetooth, conexão para smart-phones e tablets com Android Auto, Apple CarPlay e SDL.

No que se refere a equipamentos de segurança, o Corolla é o sedã médio com mais itens, com sete air bags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controle de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa, entre outros. Continua na página 3

VISUAL

Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se até as laterais do veículo, dando-lhe um caráter mais dinâmico.

Complementam o design uma grande grade na cor preta e os faróis de neblina de led disponíveis nas versões XEi e Altis. A opção Altis híbrida conta com logomarca Toyota com acabamento na cor azul, enquanto o pacote Premium para essa versão oferece grade na cor black piano.

Na traseira, o desenho das lanternas está em harmonia com o porta-malas, enquanto o para-choque pronunciado de design moderno possui vincos marcantes, o que expressa uma postura ampla e robusta e transmite sensação imponente.

Os novos faróis dianteiros com regulagem de altura e sistema automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e XEi em formato de três “J”, complementados pelas luzes diurnas DRL em led colocadas abaixo da linha cromada que percorre toda a frente do veículo.

Todas as versões do Corolla têm rodas de liga leve. Na GLi é de 16 polegadas com acabamento na cor prata, com pneus 205/55 R16, enquanto na XEi e Altis híbrida são de 17 polegadas com acabamento na cor prata. A versão Altis 2.0 Dynamic Force conta com acabamento na cor preto brilhante com pneus 225/45 R17 (opcional para a versão Altis híbrida no pacote Premium).

Uma das novidades do Corolla 2020 é o teto solar elétrico com função antiesmagamento, melhorando a sensação de espaço e iluminação dentro da cabine, disponível de série para a versão Altis 2.0L Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.

Com relação às dimensões gerais, o modelo tem 4.630 mm de comprimento (10 mm a mais em relação à geração anterior), 1.780 mm de largura (acréscimo de 5 mm) e 1.455 mm de altura (redução de 20 mm), enquanto a distância entre eixos se manteve a mesma, ou seja, 2.700 mm, e o volume do porta-malas também, de 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.

Desempenho em destaque na linha 2020

Uma das grandes novidades na linha Corolla 2020 são os propulsores. A Toyota fez questão de oferecer duas opções modernas e eficientes aos brasileiros.

O novo motor a combustão 2.0 Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas tem comando de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ele ainda vem com um novo sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível.
O novo 2.0 Dynamic Force é 15% mais potente e 9% mais eficiente do que o motor da geração anterior. Fabricado na planta de motores da marca, em Porto Feliz (SP), esse é o motor mais potente que já equipou um Corolla.

O carro também tem uma inédita transmissão de dez marchas, que proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com a sensação de aceleração direta. Para isso, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração. O resultado é uma transmissão altamente eficiente em qualquer faixa de velocidade.

Híbrido flex

O inédito sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle é a maior novidade da Toyota, afinal, trata-se do primeiro híbrido flex do mundo. O sistema híbrido, nesta nova geração do Corolla, combina um motor a gasolina 1.8, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina. Esse motor funciona em conjunto com dois outros elétricos de 72 cv de potência, garantindo aceleração suave.

A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o propulsor elétrico, está localizada sob o banco traseiro. Isso contribui para a redução do centro de gravidade e aprimora a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.

O Corolla agora possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.

Sobre esse tema, segundo o Inmetro, o sedã híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade.  

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Mercado

Produzido em 15 locais diferentes e presente em mais de 150 países, o Corolla já vendeu mais de 45 milhões de unidades desde 1966, ano de sua estreia. No Brasil, o modelo é líder de seu segmento há cinco anos consecutivos e se manteve por muito tempo no ranking dos dez veículos mais vendidos do País.

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Postado por DEJAIR MACHADO- dejair@gazetadosul.com.br
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