Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segredo

Emater alerta para importância da conservação do solo

O dia 15 de abril é uma data marcada para alertar os agricultores da importância da conservação do solo, pois o aumento da produtividade das lavouras está associado a vários fatores, mas o principal é o solo, pois nada adianta o produtor comprar as melhores sementes e fertilizantes disponíveis no mercado se não fez a correção do solo e não adota práticas conservacionistas.

Para isso, os extensionistas do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Segredo estão ajudando os produtores na implementação de práticas de envolvem a conservação do solo e água, como a marcação e construção de curvas de nível e terraços, plantio em nível e implantação de plantas de cobertura. “O Sistema de Plantio Direto (SPD) foi uma ferramenta muito bem empregada na conservação de solo. Porém muitos agricultores acabaram retirando as curvas de nível e terraços de suas lavouras, pois achavam que somente o plantio direto resolveria o problema da erosão”, comenta o técnico agrícola Éder Wiedenhoft.

“Hoje já observamos que a técnica sozinha não resolve, pois muitas lavouras não possuem a quantidade de cobertura ideal de matéria seca em função do baixo povoamento das espécies que antecedem o plantio ou até mesmo pela utilização da área para criação de animais”, complementa Wiedenhoft.

Publicidade

O técnico agrícola também destaca que a ocorrência de grandes volumes de chuva em um pequeno espaço de tempo têm sido mais frequentes nos último anos. “Nestas condições, o solo ficando exposto diretamente tem graves consequências. Uma delas e mais conhecida dos agricultores é a erosão, que leva embora a área do solo de maior fertilidade e com isso reduz a produtividade das culturas, mas também é responsável pelo assoreamento dos rios e pela contaminação da água, pois o solo arrastado leva parte dos fertilizantes químicos e defensivos agrícolas utilizados na área”, explica.

Trabalho intensificado nas práticas de conservação

A equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Segredo tem intensificado o trabalho nas práticas de conservação de solo. Segundo Éder, é importante entender que a erosão do solo depende do regime, intensidade e quantidades das chuvas, do tipo de solo, da declividade do terreno, do comprimento da área de escoamento e do sistema de manejo. “Por isso, o produtor deve adotar várias práticas de conservação do solo na mesma área, pois a soma delas garante um melhor resultado no controle da erosão”, salienta.

Publicidade

O agricultor Aldonei Pappis, da localidade de Linha Turvo, construiu curvas de nível em sua lavoura com o apoio da Emater/RS-Ascar. Ele percebeu que mesmo utilizando o plantio direto a lavoura apresentou problemas com erosão e, consequentemente, perdas de produtividade nas áreas afetadas. Este ano, Pappis utilizará também o plantio direto e as curvas de nível na lavoura de tabaco, pois nesta cultura o solo é revolvido todo ano para confecção dos camalhões.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.