Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Arroio do Tigre

A Centenária Paróquia Sagrada Família

A Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre celebra 100 anos de criação. Uma longa caminhada de fé, vivência da palavra de Deus, trabalhos e ações. A história de fé teve início com o Padre Guilherme Müller, que deu os  primeiros passos pela região. Depois, vieram outros padres, que deram continuidade aos trabalhos. Destaca-se de modo especial o Padre Benno Reis, que atuou por mais de 50 anos.

Durante toda a trajetória destacam-se aquisições, doações, ofertas e o trabalho das primeiras pessoas que pelo município se instalaram. Foram elas que se juntaram para comprar um lote colonial para a instalação da Matriz, escola e cemitério.  As ações prosseguiram: formação de capelas, tanto em âmbito material como espiritual. O Colégio Sagrado Coração de Jesus, fundado pelas Irmãs Franciscanas de Bonlanden. A criação das paróquias vizinhas, desmenbradas da Paróquia Sagrada Família. A primeira Casa de Saúde. O Hospital Santa Rosa de Lima. A participação da paróquia na criação de Arroio do Tigre. O pertencimento à Diocese de Santa Maria e depois à de Cachoeira do Sul. Ao longo do tempo, as associações religiosas, movimentos, pastorais, grupos de família.

Lembranças, festividades, momentos especiais que aconteceram na paróquia: batizados, primeiras eucaristias, crismas, casamentos, romarias, procissões, santas missões, ordenação de vários padres, vocações religiosas, jubileus, encontros, retiros, cruz da Jornada Mundial da Juventude. 

Publicidade

Como marco inicial da construção da Igreja está 25 de maio de 1919, data em que foi abençoada e colocada  a primeira pedra. A inauguração ocorreu em 4 de setembro de 1926. Em 1932 foi iniciada a construção da torre. No dia 1º de janeiro de 1933 foi levantada a Cruz da torre. Este “esqueleto” se mantém até hoje. O que mudou foram reformas internas e externas.

Para comemorar os 100 anos, várias atividades estão sendo realizadas desde fevereiro e vão se estender até fevereiro de 2018, quando uma grande festa vai encerrar os festejos do jubileu.

Um especial circula na edição desta sexta-feira, 23, na Gazeta da Serra.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.