Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Teatro

Peça ‘Viver é hoje’ marca o lançamento oficial do Espaço Cultural Rech

A partir deste sábado, 24, o município de Sobradinho terá um novo espaço para que a comunidade regional desfrute de atividades culturais. O Espaço Cultural Rech inaugura oficialmente com a peça “Viver é Hoje”, escrita pelo argentino Dario Loinaz Camacho. O evento será realizado no Salão Paroquial Católico, a partir das 19 horas, e toda a renda será revertida para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sobradinho e Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC).

Mantido pelas Organizações Rech, o Espaço Cultural Rech surgiu como uma forma de retribuir o carinho e a confiança da comunidade, oportunizando momentos de lazer e cultura da região. Conforme a presidente do grupo, Viviana Rech, todos os eventos serão beneficentes, com apoio à entidades assistenciais do município e do Centro Serra. A entidade não terá fins lucrativos.

Nesta sexta-feira, 23, Viviana, Dario, as atrizes Alana Assaf e Renata Loinaz, a diretora artística Márcia Alves e o secretário municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Ivan Trevisan, estiveram no Giro Regional para falar sobre a peça deste sábado. A Rádio Gazeta FM sorteou quatro ingressos para o evento. Ainda há bilhetes, que podem ser adquiridos a R$ 20,00 nas sedes da Apae e LFCC e também nas Organizações Rech.

Publicidade

Entrevista:

A Gazeta da Serra teve acesso a uma entrevista exclusiva feita pela produção da peça com as atrizes Alana Assaf e Renata Loinaz. Confira:

Entrevistador: Renata, você já tem no seu currículo uma variedade de obras que se apresentam em diferentes países, e temos visto que a característica principal de sua participação em todas elas tem sido sempre uma atuação impecável. Como é ser atriz em vários idiomas, com várias temáticas, e em diferentes lugares?
Renata Loinaz: “Considero o teatro uma das melhores ferramentas de comunicação que temos para transmitir sensações, fatos, ideias, sentimentos, emoções, enfim, através dele podemos abordar temas da realidade, ou seja, utilizamos esse mecanismo pra deixar mensagens com fundamentos mais impactantes, outras vezes menos importantes, mas o que realmente é gratificante, é o prazer de aprender com as experiências das pessoas, entender a dor delas, aplaudir o amor e poder se colocar por momentos no lugar dessas pessoas, através das personagens. Atuar é o que eu amo, entregar tudo de mim a personagens é o que realmente me faz feliz, é uma troca, e me faz entender melhor as situações da vida para enfrentá-las diariamente. Isso é Universal, isso é do ser humano em qualquer lugar do mundo”.

Publicidade


Renato Loinaz: uma das atrizes da peça
Foto: Divulgação

Entrevistador: Renata, temos visto que em “Viver é hoje”, Dario Camacho, o autor, aborda um assunto um tanto delicado como é o câncer infantil, isto não faz com que seja uma peça muito triste?
Renata Loinaz:Viver é hoje”, não é uma peça triste, dá pra rir muito, ela é uma história de superação de vida, de amor, de fatos que acontecem no nosso dia a dia, e uma realidade que está bem na nossa frente. Ela nos faz entender que ninguém é bom sozinho, que precisamos uns dos outros, que muitas vezes o que mais precisa uma pessoa não é de dinheiro, o que realmente precisa é do tempo de alguém, da preocupação, do apoio diante do que você está passando ou sentindo. E isso se pode notar claramente quando o autor nos mostra a grande diferença que faz essa atenção e cuidados durante todo o percurso de vida de uma pessoa, até o resultado final da sua luta contra uma doença como o câncer. “Viver é hoje” tenta desde seu ponto de vista principal deixar a melhor das mensagens, “a da importância do amor ao próximo”, e mostra que a alegria e o amor são os melhores remédios para tudo, por isso aborda um tema tão dolorido com tamanho frescor e toque de comédia. Acho que já contei bastante… quero vocês na plateia!“.

Entrevistador: Alana, que há pouco tempo a gente assistiu na televisão (SBT), com participações na novela “Carinha de anjo”, e sabemos que tanto você como Renata já tem um extenso currículo, com atuações em outros países e de idiomas diferentes, como é aos 13 anos coordenar essa variedade de “talentos” e situações diferentes?
Alana Assaf: Eu comecei a atuar com 5 anos de idade, meu início foi no México, exatamente em Puebla, e construir uma personagem nunca é fácil, mas em “Viver é hoje” se torna um pouco menos difícil, principalmente pelo elevado nível de qualidade, profissionalismo e diversidade de Renata Loinaz, que é um exemplo de perfeição criteriosa na atuação, e também pela constante exigência da nossa diretora artística Márcia Alves, que sempre quer exatamente o que o autor solicita de cada personagem, e isso faz com que a gente tenha que achar “nossa” experiência criativa na atuação, de qualquer maneira. Às vezes não consigo entender como ela faz para administrar todas essas nossas loucuras, mas logo em seguida compreendo quando vejo que o resultado é realmente muito bom“.

Publicidade

Entrevistador: Alana, alguém por aqui comentou que você também é cantora, é verdade?
Alana Assaf: “Sim, gosto muito de cantar, e vou cantar aqui em Sobradinho num pocket show que será realizado logo depois da apresentação de “Viver é hoje”. Como já falei “eu gosto muito de cantar”, agora vamos ver se vocês também vão gostar que eu cante”.


Alana Assaf: conhecida de sua atuação no SBT
Foto: Divulgação

Entrevistador: Renata e Alana, o que poderíamos falar para o público em geral? Um verdadeiro motivo para assistir no próximo 24 de Junho essa jóia que é “Viver é hoje”?
Alana Assaf: Galera, não percam, só de conhecer os apelidos que a Sara (personagem) coloca aos homens já é bom demais, espero vocês no próximo dia 24 de Junho no Salão Paroquial Católico de Sobradinho, às 19 horas. Beijos“.
Renata Loinaz: Na verdade eu sou suspeita pra falar de “Viver é hoje”, mas se o motivo de saber que absolutamente tudo o que for arrecadado através da bilheteria vai para a “Liga Feminina de Luta Contra o Câncer” e para “Apae de Sobradinho”, não for suficiente, posso prometer que realmente ao assistir a peça vão encontrar uma obra feita com carinho, com amor, dedicação, profissionalismo, feita na realidade por um grupo de pessoas que ainda acredita que como seres humanos a energia que usamos para destruir é a mesma que podemos usar para construir, e que o Espaço Cultural Rech se soma a esta iniciativa, porque isso é viver, e “Viver é Hoje”! Então, espero vocês no próximo dia 24 de Junho no Salão Paroquial Católico de Sobradinho, às 19 horas“.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.