Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Aprovadas pela Fifa

Novas regras dividem o mundo do futsal

A última semana trouxe novidades para o mundo do futsal, um dos esportes mais praticados no Brasil. Alterações que podem mudar o ritmo e o rumo das partidas foram aprovadas pela Federátion Internationale de Football Association (Fifa), entidade máxima do esporte. Contudo, essas mudanças chegam acompanhadas de muitas dúvidas, incertezas e até desconfianças daqueles que praticam, acompanham e que trabalham diretamente com o esporte.

A mudança mais significativa apresentada e aprovada pela Fifa se refere à cobrança do lateral. Até então, ela poderia ser feita apenas com os pés, tornando as possibilidades de jogadas mais restritas e trabalhadas. Agora, será permitida a utilização das mãos, conforme a intenção do jogador, o que gerou críticas, inclusive de personalidades de renome no futsal, como o atleta Falcão, tido como o maior de todos os tempos no esporte.

Também foram aprovadas durante a reunião realizada durante a disputa da Uefa Euro de Futsal, na Eslovênia, outras três mudanças. O goleiro-linha, pelas novas regras, só poderá ser utilizado pela equipe perdedora. Os goleiros também não poderão mais fazer a reposição de bola diretamente ao ataque, tendo que iniciar as jogadas na quadra de defesa. E a decisão por pênaltis, que atualmente são disputadas em séries de três cobranças, passam a ser em cinco, como ocorre no futebol de campo.

Publicidade

As novas regras devem ser homologadas e implantadas definitivamente a partir de 2019, no Brasil. As justificativas da Fifa para as mudanças são de aumentar o número de gols e tornar as partidas mais dinâmicas. Para este ano, nas partidas oficiais disputadas em todo o país, ainda seguem valendo as regras atuais.

Contrariedade

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Falcão considerou as mudanças um “retrocesso” ao esporte, afirmando que a obrigatoriedade da cobrança dos laterais com os pés mexia com a qualidade dos jogadores, principalmente no passe e no posicionamento. Outra crítica partiu do técnico da ACBF e da Seleção Brasileira, Marquinhos Xavier, que se disse contra mudanças sem debates com especialistas.

Publicidade

Na reunião que aprovou as mudanças, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) foi representada pelo presidente Marcos Madeira, que se posicionou contra somente a alteração na cobrança de lateral.

O que dizem representantes do futsal em Sobradinho

“Acredito que toda mudança no começo causa espanto. Mas depois, vamos nos adaptando. As regras podem mudar, mas a paixão pela bola pesada continua e só aumenta. Vamos estudar e fazer com que os alunos se adaptem a nova maneira de jogar. Se será melhor, não sei, pois não cheguei a praticar o futsal antigo”
Tiago Rosa, o Misco, capitão da Associação Esportiva Sobradinho (AES)

Publicidade

“Na época quando essas regras (que serão adotadas) eram válidas, era bom. Agora, não sabemos ainda se essas mudanças serão boas. O futsal nos últimos anos evoluiu muito, e quando se muda alguma coisa, demora um pouco para as pessoas se acostumarem. No Brasil, já é normal a utilização do goleiro linha apenas por equipes que estão perdendo. Quando ao lateral, os treinadores terão que encontrar soluções para as partidas.”
Cigano, treinador da Associação Esportiva Sobradinho (AES)

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.