Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Encontro incentiva o empoderamento da mulher rural em Arroio do Tigre

Com os objetivos de estimular a participação ativa das mulheres, tanto na família como em suas comunidades e grupos, bem como valorizar o papel da mulher agricultora para a sociedade foi realizado na terça-feira, 3, no Salão Paroquial Católico, em Arroio do Tigre, a oitava edição do Encontro de Lideranças e Integração das Agriculturas. O evento reuniu cerca de 90 pessoas, entre integrantes da diretoria da Associação dos Grupos de Agricultoras, que compõem a Associação das Agricultoras de Arroio do Tigre, além de lideranças locais e regionais. 

A programação iniciou com a palestra “Reflexões sobre o papel da mulher: lutas, desafios, avanços e estratégias”, ministrada pela assistente técnica da área Social do Escritório Regional Emater/RS-Ascar de Lajeado, Elizângela Mainardi Roso Teixeira. Em seguida, a assistente social, coordenadora da Mulher do município de Jacuizinho e presidente do Comitê Regional de Apoio a Não Violência contra a Mulher da região Centro Serra, Cleres Revelante, falou sobre “Mulheres: saindo da caverna”.

Segundo a extensionista social da Emater/RS-Ascar ,Daniele Centa, o Encontro ocorre anualmente e é um dia de formação de lideranças, voltado às diretorias dos 17 Grupos de Agricultoras e a própria diretoria da Associação. “Foi um importante momento de formação para as mulheres líderes de seus grupos. Ambas as palestras trouxeram questões importantes em relação a participação efetiva das mulheres em suas propriedades e comunidades, com enfoque às questões de gênero e a postura das mulheres frente aos desafios de uma conduta atuante e ativa na sociedade atual”.

Publicidade

À tarde, a programação teve continuidade com a eleição da diretoria da Associação e dos Grupos de Agricultoras para a gestão junho/2018 a julho/2020. Após a contagem dos votos foram eleitas: Ester Marli Konzen, da comunidade de Morro da Lentilha, para presidente e Jaqueline Pappis Brixner, de Linha São Pedro, para vice-presidente. Para secretárias foram escolhidas as agricultoras Marielda de Almeida e Madalena Folmer das comunidades de Sítio Baixo e Linha Taquaral, respectivamente. Finalizando a diretoria, as agricultoras Eleni Pappis Redin e Marlene Becker de Linha São José e Linha Rocinha, respectivamente, foram eleitas para a tesouraria da Associação. “Na Diretoria mudou apenas uma das mulheres, com a entrada da Eleni como tesoureira. A maior renovação ocorreu no Conselho Fiscal”, observa Daniele.

O Conselho fiscal ficou representado pelas agricultoras Andréa Toebe, de Linha Ocidental; Cristina Preuss, de Linha Paleta; e Elenara Machado, de Linha Cereja. Na suplência do Conselho ficaram Lúcia da Rosa Dona, de Cabana Santa Lúcia; Nilva Beilke, da Linha Tigre; e Clarisse Schafer, da localidade de Lomba Alta. “Assim, 12 dos 17 Grupos de Mulheres Agricultoras possuem representação na Diretoria e no Conselho Fiscal”, conclui a extensionista. O Encontro de Lideranças e Integração das Agriculturas foi promovido pela Associação das Agricultoras de Arroio do Tigre e Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura de Arroio do Tigre, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.