Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ibarama

Guardiões se preparam para o ‘Saberes, Sabores e Sementes Crioulas’

A Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, juntamente com a Emater/RS-Ascar e Prefeitura, estão planejando e organizando o evento “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas”, que é realizado anualmente no município. O Evento, que congrega o 17º Dia da Troca das Sementes Crioulas, 7º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, 7º Seminário Regional dos Guardiões Mirins e 7ª Feira da economia Popular Solidária, ocorrerá em Ibarama, nos dias 9 e 10 de agosto de 2018.

Neste ano, no dia 9, haverá um painel sobre Plantas Bioativas, tendo como palestrantes a professora coordenadora do Curso de Farmácia da Unisc/Santa Cruz do Sul Chana de Medeiros da Silva; engenheiro agrônomo responsável pela área de plantas bioativas da Gerência Técnica Estadual da Emater/RS-Ascar, Gervásio Paulus; e o engenheiro agrônomo do Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Nova Petrópolis, Arnaldo José Basso, que abordará sobre o uso de fitoterápicos na unidade básica de saúde do município.

Essas palestras visam quebrar paradigmas sobre a implementação e uso da fitoterapia na saúde pública nos municípios, e incentivá-las, já que existe legislação específica para este fim. Já no período da tarde, às 13h30, ocorre uma oficina sobre elaboração de receitas com plantas medicinais, ministrada pelo extensionista rural social e instrutor do Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Não-Me-Toque/RS, Fernando Missio. Após a oficina haverá troca e doação de mudas de plantas bioativas.

Publicidade

No 10, haverá uma programação específica para estudantes e agricultores, quando serão feitos relatos de experiências por jovens guardiões das sementes crioulas, enfatizando suas vivências, como sucessores da multiplicação e destacando a importância da realização dessas atividades tanto no município de Ibarama, quanto em outros municípios. Além de 5 oficinas temáticas sobre usos e manejo das sementes crioulas, a nível de propriedade, sendo elas: Conservação das sementes; Germinação; Seleção e classificação de sementes; Adubação verde e plantas de cobertura; Finalidade e uso (culinária e artesanato).

Durante os dois dias do evento, ocorre a Feira da Economia Popular Solidária e o Dia da Troca de Sementes Crioulas, quando agricultores socializam experiências com o público participante, além de comercializarem suas sementes crioulas e mudas. Essa troca de saberes e multiplicação de sementes, é uma ação de extrema importância para a preservação da agrobiodiversidade crioula e manutenção dessas cultivares em poder dos próprios agricultores.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.