Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Esteio

Reunião da Comissão de Agricultura na Expointer debate a situação do tabaco

Durante a reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realizada nesta quinta-feira, 30, no Parque Assis Brasil, em Esteio, ocorreu o lançamento do Prêmio Folha Verde e realizada uma discussão sobre a situação da fumicultura no Estado e no país, e a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8), que será realizada em Genebra, na Suíça, entre 1º e 6 de outubro.

Participaram da audiência o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Odacir Klein; o chefe de gabinete da secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Osmar Redim; os deputados estaduais Adolfo Brito, Marcelo Moraes, Elton Weber e João Reinelli, o vereador de Candelária, Cristiano Becker; além de diversas lideranças do setor de agronegócio e da fumicultura, como representantes da Afubra, Fetag, Câmara Setorial do Tabaco, Fentifumo, entre outras entidades participaram do evento.

Após a apresentação de dados técnico referentes a cadeia produtiva Tabaco, os participantes debateram diversas questões, como o agressivo combate ao consumo do fumo, tema que outras áreas como o álcool (que são tão ou mais agressivos a saúde) não enfrentam, a falta de diálogo entre ONG’s, governo e produtores, o mercado ilegal e o receio quanto as medidas regulatórias que possam ser impostas na COP-8, colocando em risco a cadeia produtiva. Questões econômicas referentes a situação dos municípios, dos produtores e dos trabalhadores do setor também fizeram parte da pauta da reunião.

Publicidade

Ao final do encontro ficou definido que na próxima terça-feira, 4, uma comitiva formado pelos deputados ligados ao setor do tabaco e representantes de órgãos do setor deverão estar em Brasília com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, buscando apoio para ter representatividade na COP-8, já que deputados não estarão presentes no evento e até o momento não houve definição de quem irá representar a fumicultura.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.