Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Exame Nacional

Domingo de Enem para 1.142 candidatos em Sobradinho

O próximo domingo, 4, será bastante movimentado em Sobradinho. O município sedia o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir das 13h30. Os candidatos terão cinco horas e meia para responder a 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e mais 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ainda, terão que desenvolver uma redação, com tema que será conhecido somente na hora.

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1.142 estão inscritos para prestar o exame em Sobradinho. O município receberá candidatos dos municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Salto do Jacuí, Segredo e Tunas. Os locais de prova não são divulgados oficialmente pelo Inep, mas a tendência é de que o Enem seja aplicado em escolas estaduais e municipais.

Os portões dos locais de prova estarão abertos a partir do meio dia e é recomendado aos participantes a chegada com antecedência para evitar transtornos. O fechamento dos portões ocorre às 13 horas e, durante meia hora, serão feitos os procedimentos de segurança nas salas. Há uma série de orientações sobre o que é permitido e o que é proibido no dia.

Publicidade

No outro domingo, 11, também a partir das 13h30 os participantes farão as provas de Ciências Exatas e suas Tecnologias e de Matemática. Desta vez, a duração da prova será meia hora mais curta. Três dias depois, o Ministério da Educação deve disponibilizar o gabarito oficial. Já no site do Enem, estarão disponíveis os cadernos de questões de todas as cores.

Resultados

Os candidatos terão acesso ao seu resultado individual, por área de conhecimento, somente em janeiro de 2019. Com as notas do Enem, poderão concorrer às vagas existentes em universidades públicas e institutos federais através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também às bolsas integrais e parciais ofertadas nas instituições de ensino particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). O exame também é obrigatório para aqueles que desejam aderir ao Financiamento Estudantil (Fies).

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.