Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sobradinho

Aberto prazo para consulta de documentos da antiga Cotrisul

Iniciou nesta segunda-feira, 21, o período para que ex-funcionários e ex-associados da antiga Cooperativa Tritícola Superense (Cotrisul), em Sobradinho, posssam consultar e retirar documentos que ainda estão no imóvel que pertencia a cooperativa, localizado no fim da Avenida João Antônio.

O prazo se estende até o dia 25, na próxima sexta-feira, e o horário vai das 8 às 13 horas. Um funcionário da Casa da Cultura estará acompanhando os interessados. Depois deste período, todos os arquivos serão incinerados, já que a SC Cereais, que adquiriu recentemente os imóveis, pretende dar nova finalidade para o local.

A empresa do ramo de grãos e cereais, com sede em Estrela Velha, adquiriu parte dos imóveis da cooperativa em 2004 e, somente 14 anos depois, foi confirmada a validade do leilão. A Justiça também autorizou, por meio de audiência, a compra do restante do patrimônio da Cotrisul pela mesma empresa.

Publicidade

A Cotrisul chegou a ser a maior empregadora de Sobradinho, sendo importante para a economia do município em retorno de ICMS. Sua falência ocorreu em meados dos anos 90 e até hoje dezenas de funcionários ainda não receberam os valores que lhe eram devidos. Existem diversas ações trabalhistas em andamento na Justiça do Trabalho.

Pagamentos de débitos

Em entrevista ao Giro Regional da Gazeta FM desta terça-feira, 22, a procuradora jurídica da Comissão Liquidante da Cotrisul, advogada Ângela Wietzke contou que o valor do arremate de parte dos bens feito em um leilão há 14 anos foi para pagamentos de atrasos com o governo do estado. Agora, com a venda do restante dos imóveis, o valor de R$ 500 mil, vai servir para quitar débitos trabalhistas.

Publicidade

Mesmo assim, conforme Ângela, o recurso não será suficiente, já que para apenas um ex-empregado deve ser pago R$ 1 milhão. São quase 20 processos em tramitação. Quando o dinheiro estiver a disposição, será feita uma divisão igualitária para que todos recebam ao menos parte do que tem direito. A Advogada lembrou que para tentar cobrir o que vai ficar em atraso, vai ser posto em leilão o único bem que ainda resta da Cotrisul, localizado em Bela Vista, interior de Segredo.

Abril é o prazo estipulado para a liberação do recurso do segundo lote, mas a destinação aos trabalhadores vai depender da Vara do Trabalho de Santa Cruz do Sul.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.