Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Lagoa Bonita do Sul

‘O jovem passa cada vez mais tempo na internet, o que gera impacto no comportamento’

O Ginásio Bonitão, em Lagoa Bonita do Sul, foi palco na tarde desta quarta-feira, 20, de uma palestra com o médico psiquiatra Jairo Bouer, um dos profissionais mais renomados da área no país. O tema do evento foi “Tecnologias, Saúde e Emoções”, promovido pela Prefeitura de Lagoa Bonita do Sul. Os organizadores estimam um público de aproximadamente mil pessoas, sendo que pelo menos metade vieram de municípios vizinhos.

A grande maioria do público presente era formada por crianças e adolescentes, alunos das escolas municipais e estaduais da região. Logo após a palestra, a reportagem da Rádio Gazeta FM conversou com Bouer, que falou sobre os temas abordados na palestra. Entre eles, o uso indevido, excesso e abusos nas redes sociais.

Com o tempo, a pessoa que não sai de redes sociais acaba se desconectando da vida real e passa a viver uma realidade virtual. Resultado disso é o afastamento de amigos, da vida social, sofre prejuízos no trabalho, nos estudos e perde diversas oportunidades de crescimento. Em casos mais extremos, a pessoa passa a não se alimentar corretamente e chega a ficar sem dormir. Jairo Bouer ressalta que o jovem tem passado cada vez mais tempo na internet, o que tem gerado impacto no comportamento pessoal.

Publicidade

“O jovem começa usar a internet muito cedo e não é incomum que a criança de 4 a 5 anos de idade já passe algumas horas por dia conectada, e quando chega na adolescência isso “explode”. O grupo que temos que prestar atenção é da faixa etária dos 12 aos 16 anos, que é a fase de transição e que estão mais sensíveis a exposições e questões de auto estima. Então se eles usam demais as redes sociais nessa fase, ficam mais expostos a uma série de problemas como dependência, violência, bullying, agressividade, pressão e comparação e tudo isso pode desencadear depressão, ansiedade, auto mutilação e tentativa de suicídio”, disse Bouer.

Cuidados

O cuidado com as postagens, também foi discutido. “Tudo que o jovem curte ou posta, vai ser visto e avaliado por outras pessoas, e pode pesar num processo de avaliação de trabalho e até de vagas em universidades e escolas”, alertou.

Publicidade

O secretário de Saúde, Leonir Francesquet, destacou a presença de público, lembrando que a palestra faz parte das ações que debatem assuntos ligados aos jovens de Lagoa Bonita do Sul. “Foi importante a vinda do Jairo na nossa região. Tivemos a presença de cerca de 10 municípios com suas delegações. E, vendo as coisas ruins que estão acontecendo no nosso País, ligadas a redes sociais, principalmente com os jovens, promovemos esse evento em continuidade ao que já estamos fazendo, ligado ao Programa de Saúde na Escola, em toda rede municipal e estadual, atingindo cerca de 200 alunos”, conta.

O prefeito Gilnei Luchese disse que se sentiu honrado em receber todas as pessoas que estivem no município e afirmou que o encontro foi muito significativa. “A palestra foi muito importante para nossos jovens. Vimos que todos aproveitaram a tarde, e ficamos felizes em poder proporcionar a nossa população, essa conversa com o Jairo Bouer”, concluiu.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.