Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sobradinho

Premiação do Concurso MPT na Escola é entregue aos vencedores

A Secretaria Municipal de Educação de Sobradinho e o Programa Arise promoveram na tarde desta sexta-feira, 14, na Câmara de Vereadores, a solenidade de premiação dos trabalhos do “MPT na Escola”, a nível municipal, que abordaram o trabalho infantil, a profissionalização do adolescente e a aprendizagem profissional. O prêmio foi dividido em dois grupos, sendo o grupo 1, formado por alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental e o grupo 2, por alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental.

O Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas que participam do Projeto MPT na Escola. Em Sobradinho, participam do concurso as escolas Dr. Adolpho Sebastiany, Seomar Mainardi, Espírito Santo, Borges de Medeiros, Geralcino Dornelles, Flor Fabrício Ceretta e São Valentim.

Os trabalhos abordam os seguintes temas:

Publicidade

– Grupo 1: Trabalho infantil

– Grupo 2: Profissionalização do adolescente e aprendizagem profissional, destacando aspectos como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, programas, projetos e ações de prevenção e repressão, tendo como parâmetro a legislação nacional e internacional que tratam da matéria, em especial a constituição da república, a consolidação das leis do trabalho, o estatuto da criança  e do adolescente, as convenções da OIT e da ONU respeitando os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta dos direitos da criança e do adolescente.

O concurso tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes. As escolas participaram com trabalhos em cinco categorias por grupo: Conto, poesia, música, desenho e curta-metragem.

Publicidade

Os premiados:

No Grupo 1, categoria Conto foi premiada a obra intitulada “Trabalho Infantil”, de autoria do aluno Leonardo Moraes Ferreira, do 4º ano, da Escola Borges de Medeiros, orientado pela professora Thaiz Suzie Schneider; Na categoria Poesia, recebeu a premiação a aluna Valentina Elisa Fobrich Ferreira, do 4º ano, da Escola Dr. Adolpho Sebastiany, com o poema “Trabalho Infantil”, orientado pela professora Mylene Serena; Na categoria Música, foi premiada a canção “Trabalho Infantil”, da aluna Isabela Santos Vieira, do 4º ano, da Escola Borges de Medeiros, orientada pela professora Thaiz Suzie Schneider; Na categoria Desenho, foi premiado o aluno Héric Homrich Melchior, do 4º ano, da Escola Dr. Adolpho Sebastiany, com o desenho “Não ao Trabalho Infantil”, orientado pela professora Mylene Serena; Na categoria Curta-Metragem foi premiado o trabalho “Cinderela contra o Trabalho Infantil” dos alunos do 4º ano da Escola Seomar Mainardi: Kemily Lisboa da Silva, Antonella Dassi Lipke, Andrew Alfredo Lipke, Bruna Priebe, Maria Fernanda Corte, com orientação da professora Mariléia Ferraz Ceretta.

No Grupo 2, categoria Conto recebeu a premiação a aluna Nathali Moreira, do 7º ano, da Escola Dr. Adolpho Sebastiany, com o trabalho “Jovem Aprendiz”, orientado pela professora Ibraima Calheiro; Na categoria Poesia, foi premiada a obra “Um sonho a realizar”, da aluna do 7º ano da Escola Espírito Santo, Evelin Santos da Silveira, que foi orientada pela professora Alexandra Schanne; Na categoria Música, recebeu a premiação a aluna Pyetra Sophia Teichmann, do 6º ano da Escola Dr. Adolpho Sebastiany, com a música “Homenagem ao Jovem Aprendiz”, orientada pela professora Roberta Dallanora Vieira; Na categoria Desenho, foi premiado o trabalho “O interesse faz a diferença”, da aluna Cailane Eduarda da Rosa, do 6º ano, da Escola Dr. Adolpho Sebastiany, sob a orientação da professora Roberta Dallanora Vieira e na categoria Curta-Metragem, foi premiado o trabalho “Jovem Aprendiz: um bom exemplo, no Jornal A Hora é Agora”, dos alunos do 6º ano, da Escola Dr. Adolpho Sebastiany: Pyetra Sophia Teichmann, Kemilin Halberstadt Rodrigues, Davi Vieira dos Santos, Vinícius Pasa Mattana, orientados pela professora Roberta Dallanora Vieira.

Publicidade

O evento contou com a presença dos diretores, supervisores, professores, pais e alunos das Escolas Municipais de Educação Básica; vice-prefeito Armando Mayerhofer; secretária de Assistência Social, Saionara Soder; secretário de Educação, Ivan Trevisan; diretora da Winrock e responsável pelo Programa Arise, Luisa Siqueira; coordenadora municipal do Arise, Catiele Bonelli; Giansqui de Oliveira, Marlete Zuchetto e Daniele de Sá, integrantes da comissão julgadora dos trabalhos.

 

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.