Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ARROIO DO TIGRE

Últimos dias para o recadastramento biométrico em Arroio do Tigre

O recadastramento biométrico tem sido alvo de debate neste ano, tendo em vista que as eleições municipais ocorrem já no próximo ano. A busca pelo serviço está bem abaixo do índice esperado, faltando poucos dias para o término do prazo, somente 72% dos eleitores realizaram o procedimento.

Conforme o responsável pelo Cartório Eleitoral da 153ª Zona Eleitoral, Saulo Daros, o prazo final é 14 de agosto. Em alguns municípios em que o prazo já foi encerrado, pode-se notar que faltou uma porcentagem alta de eleitores. Quem não fizer o recadastramento vai ter o título cancelado e isso pode gerar vários problemas, como por exemplo, o possível trancamento do CPF.

Daros ressaltou que o título é necessário para fazer vários tipos de procedimentos. “Depois do cancelamento tem como regularizar, porém demora alguns dias para isso acontecer. Nós já temos muita sincronização dos dados e isso acaba auxiliando na hora de votar”, diz. Um exemplo dado por Daros é a questão de empréstimo bancário, pois muitos bancos exigem a regularização com a Receita Federal.

Publicidade

Saulo ressaltou que a média de recadastramento na região foi de 80%, tendo uma abstenção de 20% sendo um número preocupante. O responsável pelo cartório lembrou ainda que os funcionários atenderão no final de semana para facilitar o acesso dos eleitores. “O atendimento ocorre das 10h às 17h, sem fechar ao meio-dia, no sábado e no domingo”, explica Daros. 

Quanto à documentação necessária para realizar o recadastramento é preciso identidade ou carteira de habilitação, comprovante de endereço no nome do eleitor, podendo ser conta de água, luz, telefone, internet, uma nota fiscal que comprove a residência em Arroio do Tigre.

Para as próximas eleições Daros projeta: “Acredito que será mais rápido e seguro o voto, o TSE sempre está buscando melhorar e agilizar este processo, com a biometria é esperada uma agilidade maior nas votações e apurações, então quem quiser fazer seu recadastramento, inclusive quem possui mais de 70 anos, é necessário fazer o procedimento afim de evitar futuros problemas”.

Publicidade

O cartório está localizado na Rua 25 de Julho e funciona das 10h às 17h de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.