Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CENTRO SERRA

Brito busca volta de atendimento de peritos em agências do INSS da região

A situação dos beneficiários do INSS, incluindo aposentados na Região Centro Serra, foi pauta da reunião ocorrida na terça-feira, 13, entre o deputado Adolfo Brito e o gerente executivo do INSS de Santa Maria, Rodrigo Schneiders, que veio ao gabinete para tratar dessa situação. O assunto é referente as diversas demandas da população da Região Central referente a falta de perícia médica para agências da jurisdição. Atualmente não estão sendo atendido os serviços de perícia médica, além dos beneficiários do auxílio doença, que é o mais procurado, o serviço de aposentadoria por invalidez, auxílio acidente, benefício assistencial pera deficientes físicos, auxílio de 25% para idoso que necessita acompanhamento 24 horas, perícias domiciliares e hospitalares.

Conforme Schneiders, a estrutura do INSS foi reformulada em todo o Brasil desde abril, com o intuito de reduzir a burocracia e agilizar o processo. Dentre as alterações, a perícia médica saiu da estrutura hierárquica do instituto, sendo incorporado pelo Ministério da Economia, dentro da Secretaria de Previdência e Trabalho. Outra alteração foi a extinção do cargo de Perito Médico Previdenciário e a criação do Perito Médico Federal, que a partir de agora passará a atender qualquer órgão federal, incluindo o INSS.

Sobradinho, que atendia os municípios do Centro Serra, não conta mais com médico no posto de atendimento, mesmo problema que ocorre para segurados da abrangência de Candelária. “Para realizar uma perícia hoje, as pessoas precisam se deslocar até Cachoeira ou Santa Cruz do Sul, gerando custos e perda de tempo”, afirma Brito.

Publicidade

Após a audiência e as informações recebidas, o deputado deverá apresentar essa pauta diretamente ao ministro Onyx Lorenzoni, em Brasília, o que deverá ocorrer na semana que vem.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.