Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Lagoão

Parceria entre BM e Cite busca prevenir crime abigeato na região

Na manhã da última quarta-feira, 14, a Brigada Militar de Lagoão, através do Sargento João Irineu Garcia dos Santos, participou de uma reunião na propriedade rural, na localidade de Linha Felizardo em Lagoão. A reunião foi promovida pelo Cite’s (Clube de Integração de Trocas de Experiência) do município de Lagoão, formado por produtores rurais e criadores de gado. Dentre os assuntos em pauta, foram tratadas questões referentes à segurança na área rural, bem como a atuação das Patrulhas Comunitárias do Interior (PCI’s), que vêm atuando de forma efetiva em todos os municípios da 5ª Cia do 23° BPM. Na ocasião foi reafirmado pelos integrantes do Cite, a importância de reuniões entre os órgãos de segurança pública e os agropecuaristas para combater a ocorrência de furto abigeato e furto em propriedades rurais.

Na manhã dessa quinta-feira, 15, esteve participando do programa Giro Regional da Gazeta FM, Roberto Mainardi, integrante do Cite de pecuária de corte de Lagoão, para falar sobre as reuniões mensais que são realizadas. Nessa semana ocorreu o encontro desse mês, durante a integração são realizadas visitas à propriedades, palestras, onde são tratados assuntos de interesse dos pecuaristas. “É um momento que a gente para, troca experiências, e isso acaba melhorando  substancialmente o rebanho e principalmente a qualidade do bovino”, destaca Roberto. Segundo ele, houve um aumento de abigeatos na região neste ano, diante disso, na ultima reunião esteve presente o comandante da Brigada Militar de Lagoão, Irineu Garcia, para orientar os integrantes e também ouvir as solicitações do grupo.

Mainardi destaca que o animal furtado pode ter sido submetido à algum medicamento que torna o consumo da carne imprópria, ou pode até mesmo estar com alguma doença: “O criminoso está ali para levar o animal e normalmente comercializar para outras pessoas, e esse consumo pode trazer riscos à saúde, por isso as pessoas devem evitar comprar carne sem procedência, sem origem”, disse. O pecuarista também ressaltou a importância de registrar as ocorrências na BM. Um grupo de WhatsApp está sendo organizado para trocar informações referente ao assunto.
 

Publicidade

Foto: Gazeta da Serra/Raphael Capelari

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.