Cooperativa 09/09/2019 16h56 Atualizado às 17h15

Celetro comemora 50 anos

Um jantar festivo será realizado nesta segunda-feira, 9, a partir das 19h, na Sociedade Rio Branco em Cachoeira do Sul

Uma cooperativa que fez história e continua abrindo horizontes! Equipamentos modernos, equipes treinadas e uma grande estrutura de administração fazem da CELETRO uma referência na distribuição de energia. A mesma foi fundada em 09 de setembro de 1969 em Restinga Seca,  mas em 1970, o prefeito Honorato Santos de Cachoeira do Sul, trouxe a Celetro para a cidade. Hoje a cooperativa possui uma extensão de 5.426 km de redes construídas com uma média de 4,23 associados por quilômetro de rede.  

Em entrevista ao Giro Regional na manhã desta segunda feira, o presidente José Benemídio de Almeida trouxe histórias e momentos marcantes da trajetória da cooperativa que hoje conta com mais de 23 mil associados em 27 municípios.

Salientou que por exigência do governo federal, para a entrega de energia com custo menor, necessitaria transformar a entidade numa permissionária de serviço público e doar o patrimônio da cooperativa à União, mas que se opõe ao projeto. Assim, a ANEEL se responsabilizaria pelo custo das redes, barateando a energia mas encarecendo a construção das mesmas.

Mas razões para festejar não faltam, afirmou José Benemídio. Um dos pontos mais gratificantes da cooperativa e um orgulho pessoal, segundo ele, foi estar ao lado e ser um apoio à todas as entidades que prestam serviço à sociedade, citando a APAE de Sobradinho e Arroio do Tigre.

Um jantar festivo será realizado nesta segunda-feira, 9, a partir das 19h, na Sociedade Rio Branco em Cachoeira do Sul.