Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOBRADINHO

Aberta a 24ª Feira do Livro e 13ª FERARTE de Sobradinho

O tempo colaborou e tornou ainda mais convidativa a manhã de sexta feira, 8,  para que o público prestigiasse a abertura de mais uma edição da Feira do Livro em Sobradinho. Juntamente com a mesma, acontece a 13ª edição da FERARTE com diversos expositores.

O protocolo de abertura ocorreu nesta manhã após diversas atividades já terem ocorrido na quarta e quinta como tarefas integrantes desta 24ª Feira do Livro. Na quarta, 6, a Orquestra de Câmara da Unisc abriu as atividades alusivas ao evento na Igreja Matriz com um exitoso espetáculo musical e na quinta,7, escritores homenageados, patrono da Feira  e integrantes da Academia Centro Serra de Letras visitaram escolas  travando um contato mais próximo com os alunos.

Mas foi nesta manhã com a presença das autoridades e no palco preparado para receber as atividades da Feira que teve início de forma oficial o evento.  Como protocolo inicial foram entoados os hinos do Brasil e do Estado e após, deu-se início a leitura dos currículos do patrono, escritora homenageada e escritor convidado.

Publicidade

Representando a equipe dos expositores e artesãos do município Neusa De Franceschi abriu a 13° FERARTE  afirmando que o artesanato é o esforço de transformar a matéria prima em arte e que isso se torna para alguns  a fonte de renda da família. Mesmo que muitos artesãos atuam e criam suas obras como forma de  distração,  a arte tem um papel de destaque na economia  da cidade e na vida de muitos expositores

[CODIGO_GALERIA]

O escritor homenageado Edson Botelho agradeceu o convite  e a  presença dos estudantes na Feira. Disse que a leitura é um “traço  civilizatório” dentro da cultura humana  e uma abertura de perspectivas à cada pessoa. Pediu que a “chama da Literatura se mantenha acesa” e que o trabalho do escritor não seja um ato isolado mas um esforço da comunidade, a iniciar pelas tarefas e eventos voltados à cultura literária como a Feira que se inicia.

Publicidade

Giana Sebastiany, escritora homenageada – abriu sua fala agradecendo o convite. Pediu que todos se sentissem a vontade para conhecer seu projeto exposto dentro da Feira e que vivenciassem com amplitude tudo o que a mesma oferece.

Com momentos de emoção e recordação, o patrono Índio Cândido esclareceu sua origem sobradinhense e se disse agraciado por ter nascido pelas mãos do saudoso Dr. Adolpho Sebastiany. Com 77 anos, Índio afirmou fazer parte de muitos fatos da história de Sobradinho sendo que grande parte do que foi publicado sobre o município ele viveu pessoalmente.  Discorreu sobre sua infância e juventude, suas raízes e os rumos que sua vida tomou a partir de suas decisões. Encerrou afirmando a família é a grande base da sua vida e reiterou que seu legado são os livros deixando neles toda sua vida. Emocionado, disse que Adolpho Sebastiany merecia uma estátua na Praça 03 de Dezembro por tudo o que fez por Sobradinho.

Seguindo  o protocolo, autoridades políticas  e religiosas deixaram sua palavra e a manhã foi encerrada com apresentações artísticas da escolas Adolpho Sebastiany e Flor Fabrício Cereta.

Publicidade

Foto: Robson Dias/Rádio Manchete
Foto: Robson Dias/Rádio Manchete
Foto: Robson Dias/Rádio Manchete
Foto: Robson Dias/Rádio Manchete
Foto: Robson Dias/Rádio Manchete
Foto: Robson Dias/Rádio Manchete
Foto: Robson Dias/Rádio Manchete
Foto: Robson Dias/Rádio Manchete
Foto: Robson Dias/Rádio Manchete

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.