Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CENTRO SERRA

Incêndio atinge estufa de fumo em Lagoa Bonita

O quarto incêndio em estufa de fumo na atual safra no Centro Serra foi registrado na noite dessa terça-feira, 3, em Lagoa Bonita do Sul, na localidade de Baixada, por volta das 20h. A estufa modelo comum pertencente a Gilson Bernardini estava carregada com 380 varas, estando em secagem cerca de 20 arrobas de fumo.

Foram utilizados pelos Bombeiros Voluntários de Sobradinho 2 mil litros de água na operação de rescaldo. O proprietário não possuía seguro. Os bombeiros alertam sobre a revisão e manutenção das estufas, salientando ser importante a instalação da tela de proteção, que evita o contato direto da folha seca com os canos. A limpeza da estufa também é essencial. Canos furados ou com fuligem também representam um grande risco. A tecedeira também precisa estar regulada e com linha de boa qualidade, para fazer uma costura firme do fumo nas varas. O apuro na secagem também deve ser observado, onde os produtores devem controlar a intensidade de calor no forno.

Foto: Divulgação

 

Publicidade

Em caso de incêndio, o produtor deve fechar todas as entradas de ar da estufa para abafar o fogo, a energia elétrica deve ser desligada, e os cabos da bateria dos equipamentos auxiliares também devem ser desconectados. Em hipótese alguma se deve jogar água na fornalha e nem quebrar o telhado. Ao chamar os bombeiros, peça que alguém fique na beira da estrada para guiar rapidamente a equipe até o local do incêndio. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho atendem pelo número 9 97193193.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.